terça-feira, 29 de agosto de 2017

CRÔNICA FOFOQUEIRA
João Eichbaum

Ele chegou com uma cara de cachorro escorraçado, sem graça, o rabo entre as pernas. Gordinho, de cabelos ralos, cortados à escovinha, dava a impressão de um jovem que envelhecera antes do tempo.

Não parecia ter vindo à caça, no bar, onde moças desembarcavam dos carros aos magotes. Duas a duas, três a três, quatro a quatro, algumas com frondosos mega hairs loiros, elas iam ocupando os mais variados lugares.

Aquela era a hora da chegada dos executivos, senhores com boa apresentação pessoal, engravatados que, entre bolachas de chope, vinham discutir negócios ou relaxar das tensões provocadas pela bolsa de valores. E as moças sabiam disso. Um olhar cruzado e um casamento balançando poderiam resolveu seus futuros.

Mas, ele, o ar de cachorro escorraçado, não tinha nada a ver com isso. Não era executivo, não tinha ido ao bar para caçar solteironas desesperadas, nem tinha grana para desperdiçar com drogas ou bebedeiras. Pediu uma coca-cola em lata, o olhar preso na confluência das ruas.

Então ela chegou. Chegou com um menino aparentando de três a quatro anos, que olhou para ele, como quem espera um abraço. E recebeu o abraço, um abraço de pai, de homem para homem. Ela os observou com indiferença e estendeu a mão, com tímida formalidade, ao homem da cara de cachorro escorraçado.

Sentaram-se os três. Veio o garçom e ouviu o pedido do menino: batata frita com ketchup. Ela nada pediu. Ficou ali, com jeito de quem está num lugar que não é o seu. Só olhava para o menino, objeto também dos olhares do gordinho.

Quando chegou a encomenda do garoto, ela se levantou, sorriu para ele, beijou-o, e ignorou solenemente o gordinho, com jeito de cachorro sem graça. Deu-lhe as costas, com um murmúrio que parecia tchau e se foi.

Então o gordinho se dirigiu para o menino, lhe pôs um braço em volta do ombro e disse: agora só ficamos nós dois. Depois, chamou o garçom e lhe pediu qualquer coisa. Em seguida, a um aceno do garçom, levantaram-se ele e o menino, se dirigindo para o interior do bar.


Perdi-os de vista por alguns instantes. Mas, seguindo com os olhos uma morena de cabelos extraordinariamente negros, bunda saliente e pernas grossas, ela me levou até os dois. Tive tempo de ver o menino lançando para ela um olhar de decepção, tipo “estraga prazeres”, ao mesmo tempo em que pulava para o colo do pai. Aí tive certeza: era a outra, que chegava.

Nenhum comentário: