quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

VARIAÇÕES EM TORNO DO TEMA FIADASPUTAS

INVASÃO DE PRIVACIDADE

João Eichbaum
Enchentes, avalanches, mortes. E a Globo mostrando tudo. As pessoas no auge da dor, o rosto transtornado pelo desespero, os esgares do sofrimento revelando toda a fraqueza a que se submete o primata humano, quando vergastado pela perda de entes queridos, e a Globo mostrando essa fraqueza, como quem mostra um troféu, para milhões de pessoas.
Enquanto os tribunais proíbem que se divulguem as safadezas da família Sarney, por “invasão de privacidade”, para resguardar “os direitos da personalidade”, se calam os juízes, os ministros, os desembargadores, o Ministério Público, as associações dos “direitos humanos” quando a Globo exibe o que de mais íntimo existe numa pessoa, o direito mais sagrado que qualquer primata humano tem, que é o de chorar.
Falta seriedade, gente. Onde falta o respeito para com as pessoas, falta seriedade.
Mas, em cima dessa falta de seriedade, a Globo fatura, graças à liberdade da imprensa. O que importa para ela é o dinheiro, é o faturamento, é o “ibope”, e a intimidade das pessoas que se lixe, nesse comércio indecente, que é a venda da desgraça alheia.
Estou exigindo demais? Muitos dirão que sim, em nome da “liberdade de imprensa”.
E vou mais longe, exigindo, o que jamais acontecerá: que os membros do Judiciário e do Ministério Público, em pleno recesso dessa Justiça que não funciona, abandonem as praias, os “resorts”, as belas companhias, a champanhe legítima, importada, para preservar “os direitos da personalidade”, isto é, para exigir o cumprimento da Constituição Federal.
Ah, sim! E se alguém for exigir indenização pela indevido uso da imagem, vai na ganhar na Justiça três ou quatro salários mínimos, porque ninguém poderá enriquecer à custa da Globo e porque, para a Justiça, o homem comum não vale mais que isso.

Nenhum comentário: