sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

VARIAÇÕES EM TORNO DO TEMA FIADASPUTAS

FORUM SOCIAL MUNDIAL (II)

João Eichbaum

Na segunda feira última, um monte de mentecaptos e aproveitadores estragaram a vida de milhares de pessoas em Porto Alegre: era o “desfile” de abertura do Fórum Social Mundial.
As ruas do centro ficaram atravancadas: nem os ricos que circulavam em seus automóveis, nem os pobres que se apertavam nos ônibus puderam voltar para casa. Pela simples e pura razão de que os vagabundos que afirmam que “um mundo melhor é possível” resolveram bagunçar o coreto de todo o mundo.
Marcio Dolzan, estudante de jornalismo, em brilhante artigo publicado na Zero Hora de quarta-feira passada, se espanta: “não sei qual é a grande mudança que algumas milhares de pessoas conseguem provocar ao paralisar o centro de Porto Alegre, ao final de uma tarde abafada de segunda-feira. De minha parte, conseguiram mudar as características da comida congelada que eu acabara de comprar no supermercado para estocar em casa. Provavelmente a comida será jogada fora. Uma nova compra é possível. Um novo salário para ela, não”
Na crônica de ontem já desenhei o tipo de pessoas que participam desse tal de Fórum Social Mundial. Desse tipo de gente não se pode esperar coisa melhor, não se pode esperar respeito pelo próximo, respeito pela ordem, respeito pelo “social” – adjetivo que eles tantos gostam de usar.
Mentecaptos, disse eu. Só mesmo mentecaptos, apoiados por aproveitadores, podem se reunir para resolver tudo isso: crise mundial, economia solidária, pobreza, distribuição de riquezas, reforma agrária, sustentabilidade, direitos humanos e mais a tragédia no Haiti – que nem o Deus judaico-cristão resolveu.
Vocês se lembram há quantos anos existe esse tal de Fórum Social Mundial?
Há dez anos. Começou aqui, no tempo do Tarso Genro e do Olívio Dutra, esse sindicalista profissional, que se tornou governador do Estado, hoje recebe uma bela pensão de “ex-governador” e, por isso, nunca mais precisou ir agitar “as massas” em praça pública. Um dos convidados do Olívio para o evento foi um militante das Farc, grupo criminoso que seqüestra e mata cidadãos na Colômbia e vive do tráfico de drogas.
Então, desde o início esse Fórum mostra que não serve pra merda nenhuma, porque não tem cacife, não tem “pedigree”, com gente desse quilate. E tanto é verdade que, passados dez anos, a gente só se lembra do colombiano terrorista e do Bovè, aquele anarquista francês que veio aqui para ensinar a destruir lavouras, lição até hoje praticada pela Via Campesina, MST e outros salteadores menos votados.
Passados dez anos, sem que do seu “bla-bla-bla” tivesse resultado alguma coisa positiva, uma que fosse, o dito Fórum Social Mundial não pode ser levado a sério, não merece esse destaque forçado que a imprensa gaúcha lhe quer emprestar.
Quem analisa com racionalidade – e não com interesses inconfessáveis – essa libertinagem a que emprestaram o nome de “fórum” só pode chegar a uma conclusão: no dia em que mentecaptos e aproveitadores fizerem alguma coisa para melhorar o mundo, terá soado a hora do Juízo Final. Aí, até eu acreditarei e me postarei na fila da direita, a dos que vão ouvir o “vinde benditos”.

Nenhum comentário: