terça-feira, 23 de julho de 2013

A IGREJA DE JESUS CRISTO

A IGREJA DE JESUS CRISTO
João Eichbaum
joaoeichbaum@gmail.com

Partindo dos ensinamentos que me propuseram no catecismo, passo a distinguir entre a Igreja de Jesus Cristo e as outras. Por exemplo, a Igreja de Luthero, a do Edir Macedo, a de Maomé são algumas dessas "outras".
Mas, então, vamos ficar com essa divisão, a de Jesus Cristo é a Igrejaque se arroga o direito de herança à promessa de que " as portas do inferno não prevalecerão contra ela", e as outras, inúmeras, das quais só mencionei as que minha ignorância permite mencionar.
A Igreja de Luthero é uma bem organizada multinacional, com presidentes regionais, nacionais e, certamente, um internacional. Atua nas mais variadas atividades comerciais, como editoras, livrarias, escolas, emissoras de rádio e televisão, hospitais, e ainda cobra mensalidade de seus associados, ou seja, daqueles que a usam como meio de comunicação com Deus.
Sobre a Igreja do Edir Macedo eu até poderia me abster de qualquer análise. Todo mundo sabe que ela recolhe o "dízimo" dos ignorantes e o transforma em grandes investimentos, de cujos dividendos só o Edir Macedo, seus familiares e seus testas de ferro tiram proveito.
Sou totalmente ignorante com relação aos investimentos da Igreja de Maomé. Não sei quem é que patrocina a construção daquelas suntuosas mesquitas, não sei quem é que garante a boa vida dos líderes religiosos, quem é que sustenta os haréns.
De todas essas Igrejas, a mais cheia de pompa é a de Jesus Cristo - que eu saiba. É a única que tem um líder com status de chefe de Estado, reconhecido e respeitado em todo o mundo cristão, como um ser meio homem, meio espírito.
Menos mal que o argentino Bergoglio, que adotou o nome de Francisco, não é de ostentação. Sua simplicidade parece ser o marco histórico de uma nova concepção da Igreja de Jesus Cristo, que até a chegada do argentino à sede pontifícia pregava a humildade, mas vivia no luxo. Francisco leva mais jeito de viver a pregação  daquele que, segundo a mitologia cristã, seria filho adotivo de um  carpinteiro chamado José.
Só o carisma que mostrou para o mundo desde o primeiro instante de seu pontificado e a fortaleza de quem tem uma consciência limpa serviram de credenciais para que ele desfilasse com vidros abertos no Rio de Janeiro.
Algum político brasileiro teria de coragem de fazer a mesma coisa?



Nenhum comentário: