segunda-feira, 22 de julho de 2013

OS RICOS


João Eichbaum
joaoeichbaum@gmail.com

Sérgio de Oliveira Cabral dos Santos Filho. Vocês conhecem?
É governador do Rio de Janeiro, um cara muito rico, conhecido como Sérgio Cabral. Tem duas mansões em Mangaratiba, que é o seu paraíso particular.
Nem todas as promessas de Jesus Cristo juntas conseguirão fazer tão bemaventurada uma pessoa, como é bemaventurado o Sérgio Cabral.
O cara nunca trabalhou na vida. Só foi político. Se diz jornalista, mas ninguém sabe se exerceu e onde exerceu a profissão. Começou como vereador e agora, todo posudo, governa o Rio de Janeiro, anda de helicóptero para cá e para lá, ele e a família.
Vocês acham que alguém, com salário, com o simples salário de político, pode chegar a tanto e em tão pouco tempo?
Mas vamos ao seguinte: Henrique Alves. Esse cara é o presidente da Câmara de Deputados, o mesmo que, há algumas semanas, requisitou  avião da FAB, foi a Natal, pegou sua atual namorada, uma jornalista, e mais um monte de parentes e se mandou para o Rio, a fim de assistir ao jogo da seleção.
Essa atual namorada já é a terceira de suas mulheres conhecidas oficialmente. Já se separou de duas, se não paga pensão deve tê-las beneficiado com um parte do seu patrimônio. Como está há décadas na política, certamente não tem outra fonte de renda a não ser a política.
A notícia mais atual sobre ele é a que dá conta de que um de seus assessores teve furtada uma pasta na qual havia cem mil reais em dinheiro. Isso, é isso mesmo que vocês estão lendo: cem mil reais em dinheiro. O dinheiro era do Henrique Alves.
Outro personagem: o Joaquim Barbosa. O herói nacional, o anti-corrupto, o exemplo de honestidade e correção, Joaquim Barbosa comprou um imóvel em Miami no ano passado. Segundo avaliadores, o valor do imóvel está entre quinhentos mil a um milhão de reais.
O Joaquim Barbosa nunca teve outra profissão. Foi só funcionário público: procurador da República, professor universitário, e agora ministro. E está com essa grana toda.
Pode?
Quantos empresários você conhece que têm mansões em Mangaratiba, andam com dinheiro vivo aos milhares em pastas, compram imóveis em Miami?
Com ou sem escândalos, há funcionários públicos que enriquecem, ou vivem como se ricos fossem. Quem é que lhes constrói os pilares do enriquecimento ou da ostentação? Será só mesmo a bolsa da Fazenda Pública ?

Então, pergunto para vocês: em quem se pode confiar neste país?

Nenhum comentário: