quarta-feira, 17 de julho de 2013

AS MENINAS MARIANNA E LETÍCIA


João Eichbaum
joaoeichbaum@gmail.com


 Tudo combinado. Mariana organizaria a festa, a partir da lista de convidados, cujo número já estava fechado em cento e quarenta pessoas. Sérgio Bermudes pagaria a conta.
Sérgio Bermudes, o pagante, é um poderoso advogado que mexe com os pauzinhos para emplacar desembargadores e ministros nos tribunais. Luiz Fux foi um de seus afilhados, contemplado com a farfalhante toga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
A jovem advogada Mariana é nada menos do que filha do Luiz Fux. Ela, coincidentemente, trabalha no escritório do Sérgio Bermudes, e agora quer ser desembargadora. Isso. Quer dar aquele salto que é o sonho de todo mundo: sair do anonimato para o poder.
Foi por isso que ela organizou a festa, contando com o patrocínio do Sérgio Bermudes. Na festa estariam presentes os desembargadores do Rio de Janeiro e o governador Sérgio Cabral. Aqueles escolheriam três dos seis nomes encaminhados pela OAB. O governador escolheria um dos três nomes da lista aprovada pelo tribunal.
Só que a mídia saiu na frente e deu a notícia sobre o evento, nos mínimos detalhes. Inclusive o blog deste escriba, que não é cronista social, botou a boca no trombone. Os demônios da reportagem deixaram mal na parada o Fux, que seria o homenageado da festa. Resultado: a festa foi cancelada.
Agora, as notícias ganharam um condimento especial: não só Mariana, filha do Luiz Fux, espera a hora feliz de ser desembargadora. Também Letícia, filha do ministro Marco Aurélio de Mello, está no páreo.
O nome dela é o mais votado na lista para o TRF da segunda região. A escolha depende da Dilma. Segundo Ophir Cavalcante, ex -presidente da OAB do Brasil, o currículo da menina Letícia é "impressionante". Para o advogado José Roberto Batocchio, “ela é uma advogada com intensa militância, integra um grande escritório, com ampla atuação no Rio”.
Noticia a Folha de São Paulo que, “o mais novo ministro do Supremo, Luiz Roberto Barroso, enviou uma carta a desembargadores do 2º TRF, exaltando as qualidades de Letícia Mello”. Mas no currículo dela constam apenas cinco processos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e nenhum no TRF.
 Já menina Mariana Fux patrocina seis processos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Sem o mínimo rubor, afirma que possui “pós-graduação em Teoria das Obrigações e Prática Contratual, na Fundação Getúlio Vargas.” Mas, segundo a Fundação, “não se trata de pós-graduação, e sim de uma extensão universitária de até quatro meses”. É o que informa a Folha de São Paulo.
Se, nesse episódio, a hipocrisia e o descaramento prevalecerem sobre a moral, não se pode mais duvidar de que, no Brasil, ninguém consegue, com o poder da oração, o que alguns conseguem com certidão de nascimento.


Nenhum comentário: