terça-feira, 2 de julho de 2013

MUDA TUDO


João Eichbaum
joaoeichbaum@gmail.com
Agora está assim, ó: caiu a popularidade da Dilma e os políticos resolveram tirar o atraso, como tivessem saído da prisão, onde passaram muito tempo sem visitas íntimas. Agora eles estão distribuindo passes livres, royalties para a saúde e para a educação, negando dinheiro para a FIFA, reconhecendo que o Ministério Público têm o todo o direito de chutar escanteio e cabecear, isto é, total ubiqüidade, sendo parte e polícia no processo, ao mesmo tempo.
Só de duas coisas os políticos não abriram mão: a hipocrisia e a prepotência. Eles vão para a frente das câmeras, enaltecem a democracia, elogiam as manifestações populares, mas mandam a polícia baixar o sarrafo no povo.
No seu estelionato eleitoral eles não encontraram um antídoto contra a indignação popular, que lhes ameaça o traseiro com um pontapé histórico, para apeá-los definitivamente do poder. E ao usar a truculência policial, outra coisa não fazem, senão mostrar seu atestado de incompetência.
Assim é: a polícia dominada pelos políticos não é uma polícia preparada para dar segurança aos cidadãos. A insegurança do povo, tantas e tantas vezes reclamada, os assaltos cinematográficos, os crimes de toda a espécie, que vão do furto de vinténs de pobres coitados a assassinatos de altas patentes militares, nunca encontraram resposta num serviço eficaz.
E a razão disso é muito simples: a polícia não foi preparada, não foi equipada, não foi treinada eficazmente para enfrentar bandidos. Nas poucas vezes em que se defrontou com eles, levou a pior, ficou para trás, suas viaturas com pneus furados nas estradas cheias de miguelitos.
Mas, para amedrontar a população ela mostra eficiência. Sai armada para as ruas, como se fosse para a guerra, fere com balas de borracha, intoxica com gás, marcha contra a multidão impotente, medrosa e desarmada. Mostra que é uma polícia que só está preparada para se defender e não para defender as pessoas.
Se são apenas “meia dúzia” de desordeiros e vândalos que estão rapinando, quebrando e esculhambando, porque é que a polícia não vai de mão grande pra cima deles?Não tem capacidade para distinguí-los? Precisa usar de violência contra a multidão?
A polícia está a serviço do poder. A nossa casa pode ser invadida, saqueada, incendiada. Nós, desarmados, podemos ficar à mercê de bandidos, porque não temos quem nos defenda. Os próprios prédios da polícia são presas fáceis de bandidos.  Mas o Palácio Piratini, o Palácio do Planalto, o prédio do Congresso, etc. são intocáveis, estão resguardardos contra a fúria popular. E foi só a multidão se reunir perto deles, para aparecer a polícia, essa mesma polícia que não tinha efetivo para defender a população, a polícia que não se via nas ruas, a polícia que só aparecia para multar.

O discurso a favor da democracia é balela. O que os políticos querem é desfile. Porque só em desfile não há indignação.

Nenhum comentário: