segunda-feira, 29 de julho de 2013

E AGORA?
João Eichbaum
joaoeichbaum@gmail.com
O papa foi embora e deixou saudades. Mas deixou também laudas e laudas de discursos, que ninguém vai ler, salvo os carolas, e algum filósofo descolado do mundo. Os políticos não o lerão. O povo não se interessa por leitura alguma, com exceção daqueles que lêm “Caras” nas salas de esperas de médicos e dentistas e daqueles que gostam de manchetes policiais nos jornais mais vendidos.
Enfim, sobram os padres. Talvez os padres e alguns bispos leiam o que o papa deixou escrito, se valendo desses escritos para  sermões ou artigos religiosos nos jornais da paróquia.
O próprio povo que chorou, se comoveu, gritou o nome do papa, daqui a mais algum tempo não se lembrará de que o papa esteve aqui, beijou criancinhas, botou saliva na cuia de chimarrão que alguém lhe ofereceu, sorriu sorrisos forçados e verdadeiros, desceu do papamóvel para se misturar aos macacos de auditório que o aplaudiam.
Gastaram-se milhões. Houve fiascos na  segurança e no trânsito, deixaram o papa no engarrafamento, e as autoridades, crentes e descrentes, saíram dizendo “graças a Deus”, por nada haver comprometido suas responsabilidades perante o mundo.
Bom, aí eu pergunto: então, minha gente, valeu todo esse tempo que a televisão dedicou à cobertura da vinda do papa? De seus discursos brotará algum proveito para a felicidade geral da nação? Terão os políticos assimilado algumas das muitas lições de moral que o papa deixou por escrito ou oralmente?
Amanhã será outro dia. Aliás, hoje já é outro dia. O Brasil continuará o mesmo, com políticos corruptos, com o império das drogas, com a fome, a miséria, as diferenças sociais, a falta de saúde, segurança e educação, e mais as estradas esburacadas.
Conclusão: o papa aqui veio para alimentar sonhos, driblar misérias, mascarar a realidade, transformando o país numa ilha de fantasia sem sexo, durante quatro dias.
Então, o que nos resta?
Ora, velho, nada mudou, aqui. Nem as moscas.
Boa chegada à Itália, Francisco.


Um comentário:

DEMOCRACIA JUSTIÇA E ESPIRITUALIDADE disse...

O Papa deixou pelo menos um recado ao mundo e ao Brasil.particularmente aos jovens. algumas destas mensagens irão ficar na CONSCIENCIA de alguns, outras não. Como a parábola do Semeador. (dize aos jovens para SEREM REVOLUCIONARIOS, e para NAO SE DEIXAREM MANIPULAR POR POLITICAS E IDEOLOGIA. Este Papa está REVOLUCIONANDO a Igreja e por consquencia a sociedade hipócrita que se diz "cristã e católica". Mandou um recado a cada fiel (católico ou nao)sobre os VERDADEIROS VALORES, ie.os VALORES ESPIRITUAI E MORAIS que irão a fazer as mudanças necesarias no mundo Material. No meu caso particular, desembargador, me deixou claro que a minha luta pela JUSTIÇA, NAO FOI NEM SERÁ EM VÃO, apesar da indiferença e a cobardia da maioria! Agora sim, vou enfrente para fundar uma ONG INTERNACIONAL para fomentar a JUSTIÇA (a qual segundo o senhor NAO EXISTE!), principalmente para as minorias (e dentro destas me incluo como estrangeiro). Para nao dizer que NAO AVISEI das flores!