quarta-feira, 26 de março de 2014

VARA DE FAMÍLIA
João Eichbaum

Favorecido até pela Constituição, o puxa-saquismo é uma instituição nacional. Dentro e fora dos órgãos públicos ele é a máquina que propulsiona interesses pessoais e engorda vaidades. Segue o exemplo.
A Constituição Federal defere aos “órgãos de representação da classe” dos advogados a composição de lista sêxtupla, arrolando  bacharéis “de notório saber jurídico e ilibada conduta”, candidatos à toga de desembargador ou  ministro.
Esqueça os requisitos do “saber” e da “conduta”, porque os ingredientes pessoais que contam são outros: a vaidade, ou a necessidade de emprego. Ninguém “de notório saber jurídico” fecharia sua banca famosa e rendosa em troca de serviço público, senão por vaidade. Mas, há casos em que advogados trocam sem pestanejar seu escritório meia boca por uma toga de ministro ou desembargador.
Há também os expertinhos, claro. Eles têm banca famosa e rendosa, composta por membros da família e amigos do peito e por isso não fecham o escritório, mas o entregam aos filhos e aos amigos, para que continuem o negócio. Depois de cinco anos eles têm clientela garantida, além dos belos trocadinhos de aposentadoria de desembargador ou ministro. Sem contar a influência do “nome do pai” em alguns togados, fracos de carne e de espírito também.
É claro que, na lista dos Conselhos da OAB, o que conta, em primeiro lugar, é a amizade: se você pode escolher para desembargador ou ministro um amigo, mesmo que ele não seja grande coisa no Direito, por que vai escolher um inimigo inteligente? O amigo o receberá debaixo da toga de desembargador ou de ministro e não ficará indiferente às petições que você lhe fizer ao pé do ouvido. Pode até rolar beijinho no ombro. Mas nada ganhará você, se escolher um inimigo, ou um conhecido, que às vezes o cumprimenta, outras vezes não, ou algum bacharel que já o sacaneou numa causa.
Então, vamos ao que realmente lhe interessa.  Se você for conselheiro da OAB, não lhe agradará ver, com toga de ministro ou desembargador, quem não vai com sua cara, ou quem, com certeza, nunca lhe dará uma mãozinha, mesmo que você lhe diga que a toga lhe cai bem ou combina com a cor do cabelo (implantado) dele.
Partindo desse pressuposto, agora o Brasil inteiro está capacitado a entender por qual razão a menina Letícia Melo, quimicamente loira, foi escolhida como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região: é filha da desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal Sandra de Santis Mendes de Farias Melo e de seu consorte - e bota sorte nisso - o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Melo, primo do Presidente da República que o nomeou, Fernando Collor de Melo.
O puxa-saquismo serviu de alicerce para que a menina, ops, a desembargadora conseguisse o emprego de que precisava. O pai, Marco Aurélio, a mãe Sandra, e a filha Letícia: graças ao conselho da OAB do Rio de Janeiro, o Judiciário se transformou numa grande Vara de Família.







Nenhum comentário: