sexta-feira, 11 de abril de 2014

PENSAMENTOS COM FRONTEIRAS E LIBERDADE DE BLABLABLÁ


João Eichbaum


Há dois, digamos assim, “eventos culturais” que, não sei se a cada ano ou a cada dois anos, se realizam em Porto Alegre: o “Forum da Liberdade” e o “Fronteiras do Pensamento”.
Consistem em palestras variadas, proferidas por palestrantes mais variados ainda. O auditório é composto, na maioria, por vaidosos, cuja ignorância é disfarçada pelo dinheiro que têm. Mas há exceções, claro. Tenho amigos, intelectuais de alta estirpe, que comparecem a esses eventos, na esperança de aprender alguma coisa. Mas, no fundo, acho que se decepcionam.
Os eventos custam grana. Palestrante nenhum viaja por amor às suas ideias.
Vocês querem saber que tipo de gente vem dar palestras?
Por exemplo, um dos tais foi o badalado Jorge Gerdau. Isso, isso mesmo que vocês estão pensando, o conselheiro da Dilma, um dos que deu o “sim” para aquela negociata da Petrobrás, da qual, ele é também fornecedor, segundo noticia o Jorge Ferrão.
Então, o tal de Gerdau, que é conselheiro e fornecedor da Petrobrás, casamento que não combina com o pior conceito de ética que alguém possa ter, veio dizer para a distinta plateia que o serviço público é ineficiente.
Grande coisa, né, grande novidade!!!
Você seria tão idiota a ponto de pagar para ouvir isso?
Ainda mais ouvir do senhor Gerdau, que está à frente da “Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade” do governo da Dilma? Por que não explicou ele o que está fazendo lá?
Bom, figurinhas assim também aparecem no “Fronteiras do Pensamento”.
Por exemplo, sabem quem está sendo anunciado como um dos palestrantes? O tal de Salmon Rushie, que se diz poeta, e entre as asneiras que escreve houve uma que ofendeu seus irmãos muçulmanos. Aí ele teve que fugir, se esconder, se borrando de medo de ser assassinado por seus companheiros de crença, que o haviam condenado à morte.
Vocês pagariam para ver um cara sem culhão como esse?
Pois olha, gente, para mim só tem “fronteira” o pensamento dos ignorantes, e no “Forum da Liberdade”, nome que não diz merda que preste, só pode ser palestrante quem é mestre na arte de fazer os outros perderem tempo, sem coisa melhor do que coçar o saco.

Certamente, depois da dica do professor de filosofia Antônio Kubitschek , de Brasília, a próxima convidada será a “grande pensadora”  Valesca Popozuda, abordando o tema “Beijo no Ombro”.

Nenhum comentário: