sexta-feira, 16 de maio de 2014

VAI TER COPA, SIM

João Eichbaum

Claro que vai ter copa. O governo não tem como voltar  atrás, e a Fifa já embolsou a parte dela.
Então, meus amigos, não adianta protestar, vai ter copa. Contra a ambição pelo dinheiro e pelo poder, não há protesto que sirva. É como já se diz, há séculos: os cães ladram, enquanto a caravana passa.
  Vai ter copa num país que está tendo projetada a pior imagem que algum país já teve em Copas do mundo. A der Spiegel, revista alemã, em sua edição de domingo último, tira dos cachorros para botar no Brasil. Fala da violência, da pobreza, da desorganização e da corrupção e de tudo o mais que não é segredo para ninguém, como economia falida, falta de confiança dos investidores, etc. etc. A revista  não mostra uma mísera vantagem para quem quiser vir aqui para assistir à Copa. Nem fala nas mulatas do Rio.
Não era isso que o Lula imaginava, quando fez das tripas coração para trazer a Copa para o Brasil. Com isso também não contava o governo de sua sucessora. Ambos apostaram na paixão brasileira por futebol e no patriotismo em forma de bola: de tênis, de vôlei, de basquete, de futebol.
 E agora está aí: meia dúzia protestando, muitos protestantes calados, e tudo se preparando para a Copa. Só que a imagem do Brasil no exterior está uma merda.
Isso, então vai ter Copa num país de merda, onde o povinho elege o PT e depois vem protestar.
Ah, e tem mais. FIFA e governo já estão combinados, vai haver reuniões com os juízes e cada um deles levará no bolso o nome do ganhador da Copa. Ambos, FIFA e governo, sabem que esse povinho que protesta não é de nada, só quer farra e a farra deles vai continuar se o Brasil ganhar a Copa, com esse time de mercenários do Felipão. Para o povinho fica a alegria de festejar e para a FIFA o galardão do poder, acima das nações pobres.

Então, vai ter Copa, sim. Para azar de quem trabalha e precisa de segurança, saúde, transporte e educação. Os outros têm o bolsa-família e as cotas, suas garantias de que podem levar a vida que sempre levaram, votando no PT.

Nenhum comentário: