segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A FARSA DA DEMOCRACIA
João Eichbaum
Ainda não terminou. Tem segundo turno.
O que os hipócritas, ou burros, chamam de “festa da democracia”, mas que, na realidade, é a farsa da democracia, ainda não terminou.
Por que é farsa, e não festa?
Pelo seguinte. Em primeiro lugar, porque não é democracia. Não é o povo que escolhe os candidatos. São os pelegos, os “membros do partido”, numa coisa que eles chamam de “convenção”, mas que é a primeira farsa. Somam-se interesses pessoais e se convertem meia dúzia de abobados para integrar o partido. Essa meia dúzia, devidamente conduzida, é que escolhe o candidato.
Em segundo lugar, obrigam-se pessoas que precisam descansar, estar com a família, curtir o fim de semana, para servirem de “mesários”. Na marra.
Terceiro lugar, se obriga o povo, que não tá nem aí, a votar, a escolher um candidato que foi imposto goela abaixo pelo partido.
A isso se pode chamar de festa?
Festa, coisa nenhuma, é farsa. Dá-se o nome de “democracia” a uma pantomima na qual o povo só participa como figurante, sendo obrigado, tanto a votar como a colher o voto.
Então a isso se chama de democracia, para mascarar  a realidade.
O povo não escolhe o governante. Nada diferente da monarquia, por exemplo, em que o povo não apita nada. O herdeiro do trono já vem pronto, feito na cama do rei e da rainha, nada resta a fazer, senão aceitá-lo.
O mesmo acontece na ditadura, onde o plenipotenciário manda e não pede.
É tudo igual. O povo só serve como figurante, em qualquer sistema de governo.
A diferença é que, nem na monarquia, nem na ditadura, se obriga o povo a participar da farsa. E naquelas não há os Ibopes nem os Datafolhas da vida, que são comprados para mentir para o povo.



Nenhum comentário: