segunda-feira, 20 de outubro de 2014

AS AULAS DA FILÓSOFA CHAUÍ PARA O LULA
João Eichbaum

O Lula chamou ao Aécio de “ignorante”. Perante uma plateia de acreanos, ele fez discurso político em favor do candidato da sua laia no Acre e do seu poste, agora plantado em banhado, para a presidência da República.
O ex-metalúrgico, hoje conferencista, disse que o Aécio foi “ignorante” no debate com a Dilma. E concluiu, perorativo: “se ele faz isso para a presidenta, imaginem o que ele fará para os pobres!”
Dá para imaginar com quem o Lula aprendeu filosofia. Só pode ter sido com a Marilena Chaui.
Aconteceu seguinte. No debate com a transbordante e calórica Dilma Rousseff, o Aécio, num momento de indignação, a reptou: “me olhe bem nos olhos, me olhe nos olhos, a senhora é leviana!”
Então, escolado na filosofia da Chauí, o Lula armou o seguinte silogismo:
Premissa maior: o Aécio chamou a Dilma de leviana;
Premissa menor: o Aécio não gosta de pobre;
Conclusão: o Aécio é ignorante.
Para chegar a essa conclusão, o Lula deve ter consultado o Chico Buarque de Holanda, ou a irmã do referido, que conseguiu uma boquinha no desgoverno da Dilma.
Acontece que a mãe do Lula, lá nos confins do sertão pernambucano, falando comentando com as vizinhas a respeito do filhinho, devia dizer que o menino era muito “leviano”, porque o coitadinho passava fome.
Então o Lula aprendeu com a mãe dele o sentido dessa palavra “leviano”: leve, que tem pouco peso.
Ora, assistindo ao debate, para ver como se sairia a ex-mulher do comunista e guerrilheiro Carlos Araújo, Lula, o ex-metalúrgico, ficou estupefato, ouvindo o Aécio chamar de “leviana” uma mulher gorda, cujo traseiro não se sente bem em qualquer banquinho.
O Lula Só foi se dar conta de que o Aécio tinha chutado a canela da Dilma, quando o Chico Buarque, ou alguém do seu time, lhe explicou o sentido do adjetivo “leviano”.
Então, indignado, e esquecido de que, com a solenidade solene da inauguração da Copa, o povo já tinha mandado  a “presidenta” tomar no meio daquela região montanhosa chamada glútea, ele  construiu esse silogismo nos ouvidos dos nortistas que o aplaudiam: o Aécio foi ignorante e por isso não gosta de pobre.




Nenhum comentário: