sexta-feira, 17 de outubro de 2014

AS PESQUISAS NO SOLO GAÚCHO

João Eichbaum

Não acredito em pesquisas. Principalmente depois do primeiro turno da eleição, quando os chamados “institutos” ficaram mais perdidos do que cego em tiroteio, tentando explicar o inexplicável: o fiasco de suas pesquisas aqui no Rio Grande do Sul.
O gringo Sartori, com aquele jeitão de padre, enganou bonitinho, não só as pesquisas como o próprio PT.
Agora saiu nova pesquisa, mostrando Sartori com 52% de intenções de votos e o falastrão Tarso Genro com 35%.
Pode  não ser exatamente assim, tamanha lavagem.  Mas essa última pesquisa tem a virtude de ser mais consentânea com a realidade.
Senão, vejamos.
Os votos dados para a viúva Ana Amélia representavam a rejeição ao PT e ao seu representante natural, cujo perfil se ajusta perfeitamente ao despreparo do partido que assumiu o poder, sem ter qualificação para mantê-lo. Não tendo tino para governar, o PT usa o dinheiro público para distribuir favores demagógicos, e nada mais. Assim é o Tarso Genro: aumento para o bolsa-família, aluguel social, emprego público pra companheirada,etc.
Então, nada mais lógico que esses votos agora se transfiram ao Sartori, cuja simplicidade resgata a credibilidade nos homens de boas intenções, nos homens que querem administrar a coisa pública, que não usam a coisa pública para multiplicar de votos.
O Tarso Genro, por seu turno, está patinando um pouco mais para cima, naquela faixa em que o deixaram seus eleitores no primeiro turno.
Quer dizer: a mais recente pesquisa pode não representar a verdade, mas representa a lógica. A maioria do povo, isto é, aqueles que não mamam nas tetas dos atuais governos federal e estadual, entre os quais se contam os mais de quinhentos “CCs” cujos altíssimos salários o Tarso Genro botou na nossa, e outros esparramados pelas prefeituras do PT, a maioria do povo, dizia eu, está rejeitando o partido do Lula.
É só isso que as pesquisas estão mostrando, mais de olho nos resultados do primeiro turno do que nos seus inconfiáveis métodos.


Nenhum comentário: