quarta-feira, 22 de outubro de 2014

FALTA DE JUÍZO CRÍTICO

João Eichbaum

Já dei meu pitaco sobre debates e propaganda eleitoral, mas volto a esse aborrecível tema, porque a idiotice me incomoda. E é exatamente por causa da idiotice dominante que temos os políticos que temos, mentirosos e aproveitadores.

O clima de refrega que marca o atual momento eleitoral levou o povo a tomar parte, a vestir a camiseta, a defender este ou aquele candidato com uma volúpia de que não se teve notícia em outras eleições.

A temperatura emocional, ou melhor dizendo, as paixões, atingiram um ponto de ebulição tal, que os debates entre os candidatos chegaram mais perto de um ringue de luta livre, do que duma mesa de discussões de ideias.

Nada disso, partindo de quem parte, do tipo de gente que o povo bota na política, causa surpresa ou decepção. O que mais impressiona é que haja quem leve a sério a pantomima eleitoral.
Sei de gente que se tem por intelectual, que perde seu tempo na frente da TV, em busca de inspiração para seu voto.

Não há explicações lógicas, racionais, para os tais de “programas de governo”, que não passam de promessas furadas.
Se, na história política do Brasil, os governantes tivessem realizado metade do que prometeram, já viveríamos num paraíso.

Mas, apesar das mentiras e das frustrações, ainda tem gente que acredita. Por isso é que temos “horário político”. Se o povo desse as costas para essa palhaçada, a história seria outra.





Nenhum comentário: