sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TEM GATO NA TUBA?
João Eichbaum
Rodrigo Janot. Esse é o nome do personagem principal. Ele é o chefe do Ministério Público Federal, função que exerce por nomeação da Dilma. O coadjuvante, que não participaria da cena sem o personagem principal, se chama Teori Zavaski.
Para quem não se lembra, Dilma é do PT e estará disputando o segundo turno da eleição presidencial com o tucano Aécio Neves.
Parece que não tem nada a ver, mas tem.
Foi assim. A pedido da Procuradoria Geral da República, o ministro Teori Zavaski, também nomeado pela Dilma para o Supremo Tribunal Federal, autorizou investigações sobre “maracutaias” em Santa Cruz do Sul e Sinimbu.
Inquérito aberto pela Delegacia da Polícia Federal de Santa Cruz do Sul, em 2012, constatou que cerca de 6.000 pequenos agricultores, beneficiados pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar, conhecido como Pronaf, foram ludibriados num esquema de desvio de recursos públicos. Parte do dinheiro, que lhes era destinado, ia parar na gaveta de uma “associação” liderada por um vereador - adivinham de que partido?
Acertaram: PT.
Contando com o dinheiro, os agricultores fizeram dívidas. Mas, como recebiam menos que o esperado, acabaram na insolvência.
A Polícia Federal tinha mobilizado 60 agentes para cumprir mandados de busca e apreensão em Santa Cruz e Sinimbu no dia 30 de outubro.
Eis senão quando o supracitado senhor Janot adota uma medida inédita em processo penal: pediu ao ministro Teori  a suspensão da operação. Coincidência: aos ouvidos da polícia tinha chegado o nome do deputado Osvino Bohn Gass, candidato à reeleição. Pelo PT, claro.
O senhor Teori, por seu turno, deve ter um livrinho de processo penal que nenhum advogado tem. Por isso, atendeu, incontinenti, ao pedido do Procurador Geral da República e mandou suspender a operação até o dia 6 de outubro. Quer dizer um “litle habeas”, com duração previamente marcada!
Essa estranha decisão, que muda completamente tudo o que a lei diz sobre “habeas corpus”, nos leva a pensar que tem gato na tuba:  Osvino Bohn Gass, do PT, o mesmo partido da presidente que nomeou o Procurador e o ministro, foi eleito. Como uma vestal velha, dessas de que está cheio o PT.


Nenhum comentário: