terça-feira, 30 de junho de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS


A homenagem do Desembargador Ruy Gessinger, mostrando em detalhes e fatos concretos sua amizade durante a vida campeira com o Nico Fagunes, com o filho, Rudolf, e seu viver campesino e musical na fazenda de Unistalda - foi a mais tocante e sensível lembrança que o grande advogado ( eu convivi um pouco, com o Nico), advogado, então, era conhecido como o "irmão do Dr. Aldo Fagundes", dep. Federal e politico do PTB, mas depois continuei a amizade com o Nico, nas quebradas da vida. Ele gostava muito dos Irmãos Bertussi, da Criúva, Caxias do Sul, que o Oneide Bertussi e Adelar Bertussi, conseguiram sensibilizar o italiano para a música regionalista gaúcha. Ele estudava este fato.

 Pois, o Nico foi mestre na Faculdade ou Liceu de Música Palestrina, cujo prédio ainda existe, aí na rua Gen. Vitorino, em frente à Santa Casa e sempre foi aluno de folclore do grande folclorista de Palmeira das Missões, Mozart Pereira Soares, este, junto com Cezimbra Jacques, dois grandes do inicio da salvação do nosso folclore.  Nico sempre dizia que os tinha como seus mestres do folclore. Marcou época a Faculdade ou Liceu de Música Palestrina, com a familia fundadora, do maestro Angelo Crivellaro e sua esposa Sibele Sartori Crivellaro. Formaram milhares de músicos. O maestro Angelo Crivellaro era natural da pequena cidade Tomboli, Itália. Notável músico e maestro, mormente, do acordeon. Nome de rua no Beco do Salso, na baixada da Av. Cristiano Fischer. Perto da PUC.

Tudo se foi. Tudo fechou. Tudo acabou.  " Sic transit gloria mundi". (assim passa a glória do mundo) ,

Ainda ficou o cavalo, lindo, com os aperos e vestimentas do Nico, porém, sem o cavaleiro no lombo. Que coisa mais triste aquela cavalo andando pelas ruas de P. Alegre até o cemitério João XIII ( antigo Campo do Cruzeiro). Lindaço o cavalo. Mas ele sabia que o dono tinha morrido. E andou, triste de cabeça baixa. Comovente. Qualquer gaúcho foi às lágrimas ao ver o cavalo do Nico Fagundes, sem o ginete no lombo.
  
Eta mundo véio sem porteira. Como ele mesmo dizia, o Nico, foi um desobediente médico, não acreditava muito na medicina, e mesmo assim foi até os 80 anos. Comia e bebia e não dava bola para sua diabete e pressão e as gordurinhas do sangue, a linha média, glicose, triglicerídeos e colesterol.

 NÉRIO, "dei Mondadori" LETTI