quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

AS MADAMES E SEUS FALSOS ESPELHOS




João Eichbaum

Hoje me deparei com uma delas. Com os cabelos escuros, brilhando ao sol, os olhos arregalados, quase fixos, debruados com pestanas e sobrancelhas rigorosamente iguais à cor do cabelo, ela caminhava devagar, toda precavida, como quem se cuida para não pisar na merda.
Mas aquele andar vagaroso não traduzia exatamente o receio de pisar em dejetos indeferidos pelo sistema digestivo. Era o sinal da segunda indesejável, aquela que ninguém dá conta, vem devagar, emite alguns avisos e, se a morte não chegar antes, é a vez dela: a velhice.
É, sim. Assim é, exatamente: as criaturas humanas, e as mulheres, numa proporção bem maior, não aceitam a velhice. E aí repuxam a cara, para cima, para baixo, para os lados, esticam o quê e como podem, com a intenção única de enganar transeuntes, mostrando-lhes uma idade incerta e não sabida.
Só que a juventude, que elas pensam em estampar nas suas faces esticadas à custa de bisturi, só existe no espelho delas. Na rua, o andar de velho é indisfarçável, não há  cirurgião que consiga o milagre de escondê-lo.
Sem que seja necessário olhar para o pescoço e as mãos encarquilhadas, a gente já sabe que o bisturi andou passeando pela cara daquelas criaturas.
E há bisturis e bisturis. Os bisturis baratos, pagos em vinte e quatro prestações com juros e correção monetária, ou os bisturis manejados por estagiários do sexto ano, nas aulas práticas de cirurgia, sem querer fazer trocadilhos, dão na cara.
Mas, as criaturas parecem ter eliminado o adjetivo “ridículo” dos seus dicionários. Saem pelas ruas, comemorando uma falsa juventude, cuidando para não piscar os olhos, nem largar puns, mergulhadas no desconhecimento de que a estética, na velhice, só combina com cabelos brancos e rugas.






Nenhum comentário: