sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A BÍBLIA LIDA PELO DIABO


João Eichbaum

12 E disse Deus: este é o sinal do concerto, que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco por gerações eternas. 13 O meu arco tenho posto na nuvem: este será por sinal do concerto entre mim e a terra. 14 E acontecerá que quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. 15 Então me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e entre toda a alma vivente de toda a carne, e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda a carne. E estará o arco nas nuvens e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.

Esse blábláblá todo é para falar do arco-iris, um fenômeno natural, que consiste na refração e reflexão dos raios solares sobre as gotas de chuva. Ele é fruto de uma combinação de fatores físicos e não um prodígio criado expressamente pelo Velho Javé. Ao usá-lo como lembrete para evitar dilúvios, Javé outra coisa não faz senão confessar sua fraqueza de memória, revelando, ao mesmo tempo, um espírito arrebatado pela vontade de destruir. Não pega bem, né? Em todo o caso, o arco-íris serviria para fazer o tema de casa: não devo destruir o mundo com dilúvios.


17 E disse Deus a Noé: este é o sinal do concerto que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne que está sobre a terra.

Tipo assim: quando aparecer o sinal, não esquenta, cara, não vem mais dilúvio.
Só que tem um detalhe: para tsunamis arrasadores, tornados, nevascas e outros descontroles da natureza não vale o sinal. O Velho não foi explícito nesse quesito.

18 E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cam e Jafé. E Cam é o pai de Canaan. 19 Esses três foram os filhos de Noé e deles se povoou a terra.

Te liga, Mané. Se entraram na arca os três filhos de Noé, que se chamavam Sem, Cam, e Jafé, só podiam sair da arca as mesmas criaturas.
Pelo tempo que estiveram na arca, o Noé e a sua coroa podiam ter transado, mas faltaria muito ainda, para nascer mais um irmãozinho para os acima mencionados.
Se é que eles transaram. No meio de tanta gente e de tanto bicho, quem é que ia ter tesão?
Outra coisa: se só sobraram os três, quem mais iria se atracar nessa tal de “multiplicação”? Sem mulher do próximo disponível no mercado, eles se atracaram com as próprias patroas, e deu nisso que vocês estão vendo hoje: o povão enchendo as ruas, fazendo fila pra tudo, atravancando o trânsito, disputando espaço nas praias, se aglomerando nos estádios de futebol, elegendo corruptos, e assim por diante.

Nenhum comentário: