terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O NÉRIO CONHECE OS CARIOCAS


Da moral carioca da novela das oito.

 Do espirito de galhofa e gozativo e da moral carioca da zona sul do Rio, da novela das oito, onde tudo se permite e todas as virtudes se negam


E aquela hora fatal da madrugada que ou o homem ou a mulher não arrumaram ninguém depois de uma noite na batalha do amor. Acabou sozinho (a). Tristre, na madrugada de Copacabana, voltar para casa sozinho, com o mar batendo ao lado. Ainda mais se estiver de porre, com o estômago enjoado ( em italiano se chama "rabalton") e com certa falta de ár devido ao cigarro, que em dialeto vêneto se chama de "afano"...Entra no primeiro boteco aberto e pede uma limonada com sóda e uma dose de Sal de Fruta Enno para arrumar o  "rabalton" do estômago e o "afano" do peito. Esta hora em que apagam-se as luzes e as portas dos bares se fecham, não pode exisitir nada mais triste do que o notívago e o boêmio frustrado, Precisa de uma mesa de bar, de companhia, e se possível um samba de Noel, para terminar a madrugada solitária da grande cidade.

Por isso, o espírito carioca  e a moral da novela das oito, da zona sul do carioquês, trasnformou e esculhambou com o natal. Vamos lá. Vale tudo. Total é madrugada. E todos os gatos são pardos. Pelo menos bem longe da galeria Alascka infestada de homossexuais tresloucados, travestis, lésbicas, gigolôs, GLS, toda esta fáuna do terceiro gênero que não cansam nunca de andar a procura do amor perdido. Sempre na busca ansiosa. A bicha carioca sempre tem tesão. Tã sempre querendo dar. 

Verdade seja dita, o Grupo Nuances e o grupo Somos, ambos gaúchos e de vanguarda, dos descolados, inclusive em seu saite, nenhum dos dois concorda com esa forma abusiva de tratar o natal. A bicha gáucha é mais discreta e não tão largada. Principalmente o grupo Nuances - que luta pela livre expressão sexual, em seu  jornal  -  Nuances  -   que se encontra na banca do Mercado Público   -"   -Bang Bang'  -  não aprova esta loucuragem que os colegas cariocas fazem com a festa natalina.

.

Nério "dei Mondadori" Letti


  

Nenhum comentário: