segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

UM ABENÇOADO ANO NOVO




João Eichbaum

Recebo e-mails, e até cartões, com mensagens de Natal e Ano Novo. Muitos me desejam as bênçãos do céu, ou um abençoado Ano Novo.
Quando criança, me ensinaram a “pedir a bênção” para os pais. Outro dia tive a desagradável surpresa de ouvir a transcrição de uma gravação, na qual um  dos filhos do Sarney, metido em corrupção, iniciava uma conversa com o pai, pedindo “ a bênção, pai”.
O papa, nos seus espetáculos litúrgicos, levanta as mãos, ao final da cerimônia, e entoa no cantochão oficial da Igreja um “benedicat vos omnipotens Deus, Pater, et Filius, et Spiritus Sanctus (abençõe-vos o Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo)
Tenho um amigo, que é padre, o qual me manda “bênçãos” nos seus e-mails.
Tem gente que vai a Roma comprar a “bênção papal”.
O padre, quando faz um casamento, benze as alianças dos noivos. Nas cerimônias da Semana Santa se procede à bênção da água.
Me expliquem, por favor, o que é uma “bênção”? O que significa?
Um Ano Novo abençoado é diferente de um Ano Novo não abençoado? Em que reside a diferença?
Será que um ateu pode ser alvo de “bênçãos”?
Enfim, o que é que se pode fazer com uma bênção?
Confesso para vocês que nunca tive conhecimento de algum efeito concreto da bênção do papa, dos bispos, ou dos padres.
Os padres, os clérigos em geral, são pessoas que têm as maiores chances de serem “abençoadas”. Afinal, passam a vida rezando, pedindo, implorando a Deus. A presunção é de que Deus os atenda e os abençoe.
Mas, apesar de todas as bênçãos, muitos padres são piores do que as demais criaturas, não abençoadas. Só para ficar na questão da pedofilia, por exemplo.
Então, desculpem a insistência, o que é, realmente, uma “bênção”, em que ela consiste, quais são os seus efeitos concretos?
Bênção é ter saúde, dinheiro, uma mulher bonita?
Se assim é, o pobre, que geralmente tem mulher feia, não é abençoado. Principalmente se ele tem que enfrentar a fila do SUS para resolver os problemas de saúde. E se o cara tem saúde, dinheiro e mulher bonita, mas é corno, pode-se dizer que ele é abençoado?
Então fica difícil definir o que seja uma “bênção” e o seu alcance. A partir dessa indefinição, e por via das dúvidas, prefiro não desejar para vocês um abençoado ano novo.


Nenhum comentário: