terça-feira, 21 de maio de 2013


A VOLTA DA ARENA
João Eichbaum
joaoeichbaum@gmail.com


Vocês se recordam da Arena?
Não. Não estou falando das touradas de Madri, que lembram castanholas, e belas morenas curvilíneas com retorces sensuais. Me refiro a um partido político que os jovens não conheceram, a Arena, Aliança Renovadora Nacional. Foi o partido político criado durante o regime militar, para dar sustentação ao governo.
Como todo mundo sabe, sem apoio político governo nenhum não encontra simpatia na opinião popular. Os políticos são os arautos do circo, os que anunciam sua chegada, para divertir o povo.
Então, para essa finalidade foi criado esse partido político chamado Arena. Quem entrava na Arena brasileira estava a salvo dos touros e abrigado no poder. Não precisava isca melhor para atrair políticos. O Sarney, por exemplo, foi um deles e, graças à Arena, chegou à Presidência da República. Para isso, claro, foi preciso que morresse alguém. No caso, não foi o touro, mas Tancredo Neves, de quem o Sarney era o vice.
No outro, quer dizer, na oposição havia um partido sem força alguma, que só fazia papel de cachorro no deserto: latia, enquanto a caravana passava.
Algumas décadas depois, a gana de permanecer no poder fez o PT e os comunistas aliados copiarem a idéia da falecida Arena, que eles tanto combatiam. Com a Dilma à frente, agora a turma do governo está fazendo proselitismo, distribuindo nacos do poder, conquistando com ossos os cachorros atuais, para que deixem de ladrar contra as caravanas.
É a volta da Arena, desta vez vestida de vermelho, para consolidar um partido único, um partido que faça o que bem entenda, que cale a imprensa, que desarme o povo, que submeta os juízes, que tire de quem trabalha para dar aos vagabundos. É a falsa democracia, a cafetina da política, que prostitui o voto, em troca do gozo de desavergonhados políticos, e para cuja conquista os atuais governantes começaram assaltando bancos e seqüestrando diplomatas estrangeiros, em troca dos Zés Dirceus da vida.
E o atual programa do circo é o seguinte: enquanto o pessoal da Arena Vermelha se esbalda e enriquece, o povo se distrai com o "bolsa-família".




Um comentário:

Gigi disse...

Um belo artigo, João Eichbaum. Onde isso vai parar, só Deus sabe. No momento, ao que parece, esta tudo dominado pelo partidão, digo, pela base aliada.

Mas, então, Joaquim Barbosa não estará com toda razão, no conteúdo, na essência, no seu último impropério contra partidos, eleições, legislqativo?