sexta-feira, 8 de novembro de 2013

NÃO VERÁS PAÍS NENHUM COMO ESTE

João Eichbaum

O Nelson Jobim – sabe o Nelson Jobim, aquele advogado de Santa Maria, que se tornou deputado, participou da Constituição de 88, foi Ministro da Justiça do Fernando Henrique, ministro do Supremo também pelas mãos do mesmo FHC, mas depois bandeou para o outro lado e foi Ministro da Defesa do Lula, se fantasiou de milico, etc?
Pois  esse Nelson Jobim, de agora em diante, quando viajar para o exterior, não precisará entrar na mesma fila do povão, e nos Estados Unidos não precisará tirar os sapatos para poder entrar no país.
Ele agora tem “passaporte diplomático”. Ele e a segunda mulher dele, a Adriane Galisteu, ops, me enganei. É que, pensando em Senna, pensei na Galisteu. Adrienne Senna é o nome da mulher do Jobim.
 No mês passado Jobim  requereu ao Joaquim Barbosa, aquele herói nacional que vocês conhecem, impoluto, acima de qualquer suspeita, dono da verdade e da moral, a solicitação do  passaporte junto ao Ministério das Relações Exteriores. E não é que o homem mais impoluto do país encaminhou o pedido ao dito Ministério?
E o Ministério, claro, partindo de quem partiu o pedido, concedeu o passaporte diplomático para o Jobim e para a Adriane, ops, Adrienne. E o passaporte foi concedido com base na parte de um artigo de um decreto que diz  "às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do país".
Entenderam?
Em função do interesse do país. Não é no interesse deles, do Jobim e da Adrienne, viu gente! (Será que ela é parecida com a Adriane também no corpo e o país está interessado nela por causa disso?)
Mas vou dar uma informação para vocês: a Adrienne Senna é presidente do Grupo Internacional de Ação Financeira sobre Lavagem de Dinheiro. E como  nada sabe sobre o dinheiro que foi levado daqui para Portugal dentro de sacolas, ela tem todo o direito ao passaporte, não é?
Agora, não me perguntem o que é que o Jobim faz pelo  país, que eu não sei dizer, ninguém sabe. Talvez só o impoluto Joaquim Barbosa e o Ministro das Relações Exteriores saibam.
Mas todo mundo sabe que o Joaquim Barbosa comprou apartamento nos Estados Unidos (com salário de funcionário público) e quando se aposentar vai viver com um pé lá outro cá. Preciso dizer mais alguma coisa?
Agora, vocês que sabem, me digam: este país pode ser levado a sério?




Nenhum comentário: