sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DE FUTEBOL E INCOMPETÊNCIA

João Eichbaum

Vários jornais do exterior, ao comentarem o acidente fatal ocorrido na arena do Corintians, começaram a duvidar da capacidade e das condições do Brasil para sediar os futuros eventos das Olimpíadas e da Copa do Mundo.
Para os brasileiros bom de cabeça, para as pessoas sensatas e responsáveis isso não é novidade.
Qualquer brasileiro que tenha um cérebro pensante, um cérebro imune a diarréia, sabe disso.
Um país atolado em problemas, sem educação, sem segurança, sem capacidade de oferecer um sistema de saúde que atenda a todos os contribuintes com dignidade, efetivamente, não tem condições de oferecer prioridade para eventos de repercussão internacional com uma seriedade que a natureza desses espetáculos exige.
Para quem não se lembra, vou lhes puxar pela memória: o grande responsável (se é que cabe esse adjetivo) pela papagaiada da Copa do Mundo é um ex-metalúrgico de escassas luzes intelectuais conhecido popularmente como Lula.
Lula chorou, quando o Brasil foi escolhido pela Fifa para sediar a Copa do Mundo. Chorou de alegria, vejam só!
Que os neurônios dele não lhe dêem condições de distinguir valores, tudo bem. Mais não se poderia exigir do que lhe deu a natureza.
Mas, não haveria pessoas inteligentes neste país, com capacidade de enxergar mais longe? Não haveria líderes mais responsáveis, mais sérios, mais honestos, com coragem para dizer não aos idiotas que só querem saber de pão e circo, ou de bolsa-família e circo?
Bom, aí está, infelizmente dessa forma, o primeiro aviso fatal: este país não está preparado para tamanho circo.
Todos sabemos que agora é tarde – infelizmente – para desistir da Copa. E teremos que aguentar as roubalheiras, os milhões que irão pelo ralo e sabe-se lá ainda quem sabe o quê, até a tal de Copa.

Mas os idiotas, que irão aplaudir os mercenários convocados para representar o Brasil, só se darão conta de que não valeu a pena tanta desgraça, tanta enganação e tanto roubo, no dia em que a “seleção canarinho” mostrar para o mundo que não somos mais o “país do futebol”. Então, só nos sobrará a taça da corrupção em primeiro lugar. Também conquistaremos a posição de “vice”, ao mesmo tempo, ganhando a taça da incompetência.

Nenhum comentário: