segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CONTRIBUINDO PARA A BELA APOSENTADORIA DE POLÍTICOS

João Eichbaum

José Sarney e Pedro Simon jogam no mesmo time, têm o mesmo perfil, além de pertencerem ao mesmo partido.
O perfil deles se resume nisso: não sabem fazer outra coisa, a não ser política. Ambos estão no poder, desde que me entendo por gente. E ambos, quando chamados a exercer funções executivas, não souberam responder a que vieram.
Sarney foi até presidente da república (coisa que não é de admirar, porque até o Lula e a Dilma também chegaram lá) e deixou como marca uma das maiores taxas de inflação de toda a história do Brasil.
Pedro Simon não chegou a tanto, mas de seu tempo de governador do Rio Grande do Sul não deixou saudade para ninguém – assim como o Tarso Genro também não deixará.
Mas, ambos são políticos. E política não é para qualquer um. Tem que saber engolir sapos e escapar como muçum. Quer dizer: não pode ter personalidade. E isso envolve uma lista interminável de comportamentos negativos.
Bem, acho que não preciso reproduzir aqui a opinião do povo em geral sobre os políticos.
As eleições de Sarney até se podem explicar. O coronelismo do norte e do nordeste, que submete pessoas pobres e ignorantes, é capaz de eleger até postes.
Mas, as do Pedro Simon, com licença!
Um povo de boa formação cultural e social, empreendedor, com o do Rio Grande do Sul, não poderia se ter feito representar por um homem que jamais provou tino administrativo ou qualquer outra qualidade que sirva para orgulhar um ser humano.
Mas, enfim, povo é povo. Povo é uma massa informe, sem cérebro, incapaz de cultivar valores. E isso é muito fácil de constatar: basta olhar um jogo de futebol ou um desfile carnavalesco. Povo é aquela massa que lá está exultando, pulando, gritando, até chorando, arrastado por emoções incompreensíveis do ponto de vista racional.
Então, para gente assim, pouco se lhe dá, qualquer político serve: Pedro Simon ou Tiririca, tanto faz. Então o político é escolhido cegamente. Depois é xingado, também cegamente.  E na volta é reeleito.
Essa é a razão pela qual o Pedro Simon não fez outra coisa na vida, talvez nunca tenha tido uma carteira trabalho, e vai se aposentar, muito melhor do que qualquer trabalhador.
Então, meu amigo, você que ralou a vida inteira, descontou para o INSS e agora está recebendo uma merreca de aposentadoria, quase toda consumida pelos medicamentos que sua velhice exige, pense bem: por que é mesmo que você  sempre votou no Pedro Simon? Se você não sabe, lhe explico: para que ele tenha uma bela aposentadoria e plano de saúde pagos por você mesmo.
Valeu a pena?


Nenhum comentário: