sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ONDE ANDA O SENHOR BELTRAME?

João Eichbaum

O senhor José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio de Janeiro é um cidadão que leva fama. Até hoje, todavia,  desconheço as razões pelas quais goza de tanto prestígio.
Ele saiu de Santa Maria para vender seu peixe como “expert” em segurança em grandes capitais, mas jamais se ouviu dizer que os cidadãos dos lugares onde ele exerce suas atividades se sintam plenamente seguros, que a bandidagem tenha desaparecido, que a violência tenha descido a níveis que se possa tolerar.
É verdade que o projeto de Polícia de Pacificação andou dando algum resultado. Mas, somente enquanto o exército participou da operação.
No mais, o tráfico continuou dominando. Pior: saiu dos morros para zonas menos indignas.
A revista Veja desta semana traz uma matéria que chega causar arrepios: “quem dita as regras na vizinhança do aeroporto internacional do Rio é um barão das drogas que sustenta seu império com armamento pesado e corrupção policial” – diz a reportagem.
Fernão Gomes de Freitas, de 35 anos, conhecido como Fernandinho Guarabu, domina um reduto de classe média, onde residem 211.000 mil pessoas. Ele tem sete filhos, com sete mulheres diferentes e comanda um exército equipado com mais de 200 fuzis, além de granadas, coletes e até armamento anti-aéreo. Além disso, domina, através de seu executivo mór, um ex-policial conhecido como Batoré, os setores de “serviços”, como máquinas caça-níqueis, mototáxis, água, gás, vans e kombis.
Já foram expedidos contra ele quatorze inúteis mandados de prisão. As ordens judiciais não são cumpridas, ou por medo, ou porque os executores se deixam seduzir pela grana do bandido.
Nem o Zé Dirceu tem  tanto poder. Enquanto o ex-ministro da Casa Civil está na cadeia, esperando que o Joaquim Barbosa lhe dê licença para trabalhar, o líder do crime continua impune., sem pedir licença para ninguém.
 Mas, o pior é que também o senhor Beltrame, o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, está num escalão inferior ao do facínora: não tem a ascendência que o bandido tem sobre a polícia.
É assim que funciona: a polícia do senhor Beltrame só reprime com gás lacrimogêneo, balas de borracha, cavalos e cacetes os cidadãos que protestam contra políticos corruptos.

Quer dizer: enquanto houver corrupção, tudo bem. Só não pode haver protesto.

Nenhum comentário: