quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

NO MEU TEMPO
João Eichbaum

Não se pode deter a marcha evolutiva do homem. É impossível reduzir à estagnação o dinamismo da vida, provocado pelo instinto gregário do animal humano.
A frase que todos repetem, quando a idade começa a submeter o indivíduo a um sentimento de desconforto no meio em que ele vive, atravessa os séculos: “antigamente era melhor” ou, “no meu tempo era melhor”.
Na verdade, é a eterna insatisfação do primata humano que o leva a criar condições para a evolução da humanidade: ele nunca está contente com o que é, ou com o que possui.
Mas essa insatisfação, que é responsável pelo saudosismo, pelos suspiros na invocação do passado, é produto também do instinto predatório.
O animal humano é o predador de si mesmo, por exigência da própria natureza e ele cumpre essa missão sem se dar conta de que está cumprindo um papel que o dinamismo do universo impõe. Exatamente por isso não há lugar para a estagnação no universo do animal humano.
Se isso fosse possível, a Santa Maria de hoje seria a mesma de antigamente. E a Santa Maria de antigamente tinha outros costumes, cultivava outros valores.
Havia os cinemas. Os cinemas Independência e Imperial, e mais tarde, o Glória. Nos domingos de tarde, as “matinées” reuniam a criançada para ver desenhos ou seriados. Nas sessões vespertinas lá iam os casais, de braços dados, ver filmes românticos ou épicos.
Mas, cinemas não eram o bastante para os enamorados. A música, o aconchego nos braços da pessoa amada, ao som de um tango, de um bolero, de uma valsa ou de um importado “foxtrot”, era uma etapa quase obrigatória no curso da vida de muita gente.  E para isso havia lugar em todas as camadas sociais, em todos os grupos congêneres. O Caixeiral, o Esportivo, a Associação dos Ferroviários, eram alguns dos muitos clubes espalhados pela cidade.
Todos os clubes tinham salões arejados, com enormes janelas, onde as cortinas dançavam, seguindo a coreografia do vento. Não havia aparelhos de som, nem essa parafernália de luzes cintilando em todos os cantos. Os músicos desempenhavam sua arte, sem necessidade de instrumentos que lhes disfarçasse a pouca aptidão. Porque na arte daquele tempo não havia lugar para incapazes. O cantor exibia a sua voz sem truques, os instrumentalistas, escorados unicamente no domínio que tinham sobre seus instrumentos, eram verdadeiros mestres.
Mas, o homem, a serviço de sua vocação de predador, evoluiu também nesse campo. E inventou aparelhos potentes de som, truques de voz, “playback” e até pirotecnia em ambientes fechados. E passou a espremer-se em espaços exíguos, escuros, irrespiráveis. Substituiu a arte pela técnica, exorcizou os cabarés e implantou as baladas.
Hoje, Santa Maria ainda chora, como nunca chorou em sua história. Entregue ao curso da evolução, permitiu que se instalassem inferninhos tarja-preta, escuros e calafetados, no lugar dos clubes iluminados, bum-bum-bum no lugar da música, fogo no lugar da expressão corporal do artista - receita que desandou em mais de duzentas mortes.
 A esperança é de que a imolação das vítimas da Kiss não tenha servido apenas de tema para a epifania da existência perdida, mas sim de alavanca para extirpar a ganância, a irresponsabilidade e o desrespeito pelo homem.


.






Nenhum comentário: