sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

Vamos lá. Vamos acreditar no dr. Lair Ribeiro e observar o que ele diz. Eu prometo que a partir de hoje não vou mais tomar refrigerante zero.
Eu  prometo que não vou comer mais batata frita, nem pipoca. Eu prometo, que vou comer pouco e tomar água da boa. Eu prometo que vou sair da cadeira e apesar dos meus 95 quilos, 75 anos,  cancer de próstata, que curei com radioterapia no ótimo Hospital Santa Rita, da Santa Casa, 50 sessões -  Eu prometo que vou fazer ginástica. Eu prometo que vou caminhar, todos os dias, no fim da tarde, ao redor da quadra. Eu prometo que não serei mais sedentário, apesar dos 75 anos, do aparelho de surdez nos ouvidos, da barriga projetada para a frente e da unha encravada no dedão do pé esquerdo, onde ja fiz três cirurgias e não adiantou, a unha cresce e encrava e corta a carne do meu dedo e dói  " prá burro" e vou ao médico e ele mete o bisturi, de novo. Uma missa esta unha encravada. Eu prometo que vou emagrecer e comer só frutas e assim não precisarei tomar os remédios de uso permanente, todos os dias, angipress, para a pressão, um comprimido de manhã, metaformina para a diabete,a danada da glicose subindo, o remédio sinvastatina para a o colesterol e triglicerideos, que no meu corpo foram uma linha média famosa - Glicose, Triglicerídeos e Colesterol  - atacam e defendem e tomam contam da meia cancha. Ajudam a defesa e abastecem o ataque, como a seleção do Brasil, no México, em 1970, com Félix, Carlos Alberto, Brito, Wilson Piazza e Everaldo -  Clodoaldo e Gérson -  Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino. Que timaço. Eu prometo que vou tomar o Puran 4 pois o médico descobriu faz pouco que eu tenho um hipotiroidismo, que deve fazer tempos, mas que deve fazer tempo que a tireóide não manda o hormônio para dentro do sangue, aquelas coisas, e o médico acha que meu engorde, subida de peso, e ganho de graxa, tecido adiposo, um horror, deve coincidir com o inicio do hipotiroidismo, pois, eu pesava 72 quilos, dançava o tango, na academia, fazendo treinos, duas vezes por semana  (baita exercicio) até os 65 anos, e de repente, comecei a ganhar peso, subir a gordura, aumentar o volume do tecido adiposo e agora o médico diz que o meu engorde coincide com o tempo quando a tireóide deixou de mandar o famoso hormônio para dento do meu sangue, pois, ele me disse, que todo o hipotiroidismo acarreta um ganho de peso e um engorde. E assim vai. Remédios de uso permanente.  Interessante que quando tinha 20 anos, não havia nada disso. Sim. Com 19 anos perdi o baço, na queda do cavalo, no CPOR, esplenectomia, ruptura traumática do baço e revivi de novo com os ótimos médicos do HPS, pois, entrei morto e saí vivo do grande Hospital de Pronto Socorro, pressão já estava 0x0. Viva o HPS. Não canso de elogiar o HPS. Foi o Dr.Guido Hofmann que me tirou o baço.


Nério “dei Mondadori” Letti

Um comentário:

Gigi disse...

Gostei muito do texto, com tanto em comum comigo, da década de vida aos problemas que afetam essa quadra. Nem tanto na questão de hipotireoidismo, felizmente. No mais, o peso já começa a aumentar, mas acho que não vou deixar. Queda de cavalo, também tive, mas somente me afetou o braço, que um prático entalou e resolveu. Eu morava no campo e foi o braço, não o baço. Para rimar, ao cronista, um abraço.