quinta-feira, 12 de março de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

“O estudo do português na China” é importante para o meu filho Felipe Oracio Letti que é piloto na China, na provincia de Shenzen - perto de Hong Kong  - e pode servir de orientação naquela mundão chinês para se comunicar e entrar em contacto com a Universidade de Línguas Estrangeiras de  Pekin e o Instituto Politécnico de Macau, que estudam e ensinam nossa língua portuguesa, herança portuguesa, do tempos das descobertas marítimas, em 1.500, quando Portugal, fundou a colônia de Macau e que persiste até hoje, a arquitetura, os costumes, a culinária, a cultura e a língua portuguesa, naquele pequeno ponto do mundo total do dragão chinês - cujo leão está rugindo e o mundo está tremendo - como dizia Napoleão Bonaparte, em 1.800. Total, pelo menos é uma luz no meio daqueles um bilhão e trezentos milhões de chineses e que entraram no mundo  do consumo. Sabemos que se um chinês consumir o que consome um americano, hoje, serão precisos, quatro planetas terra, para abastecer a China de matéria prima e para satisfazer suas necessidades de consumo......Algo impensável para nós aqui do Ocidente. Ainda mais que meu filho tem a familia morando em Canela, no RGS. E eu como avô fico pensando, se a esposa do meu filho, Andréia e o meu neto (o quinto) Vincenzo, com 5 anos, irão morar na China como oferece a Companhia Aérea que meu filho voa. Dizem que há escola especial em inglês para os pilotos estrangeiros, já que a China não tem uma formação rígida de pilotos como se exige em escolas de pilotagem de excelência.  Ou se ele, Felipe, piloto, vai ficar no vai e vem, da China para Canela, nas folgas. Bota preocupação nisso. Mas, dizem que  o " mandarim" não é dificil de aprender para uma criança . Como eu não sei nada. Não posso opinar.

Fico a rezar e que dê tudo certo.

Nério “dei Mondadori” Letti


Nenhum comentário: