terça-feira, 15 de dezembro de 2015

DEMOCRACIA NÃO TEM SINÔNIMOS

João Eichbaum

Democracia nunca foi sinônimo de matemática, nem de submissão. Salvo na cabeça dos salafrários, dos ignorantes e dos que, escarranchados numa rede, não recusam a graça divina do bolsa -família. Democracia é o sistema de governo no qual o povo exerce o papel de mandante.

Não é o número de votos que conta, na democracia. Se assim fosse, a democracia seria confundida com a matemática. Não é também o tempo cronometrado de um governo. Se assim fosse, seria igualmente matemática.

Se um governante foi eleito para um período de quatro anos, mas começa a botar as mãos pelos pés, entrega a administração para ladrões, incompetentes e corruptos, deixa o povo ardendo na chapa da inflação, sem emprego, sem saúde, sem segurança e sem educação, evidentemente ele fazendo o contrário do que o povo quer.

Nesse caso, o povo não pode ficar calado, com a indolência de um boi deitado, esperando quatro anos para que se desgrudem da cadeira presidencial as nádegas monumentais do poder. Se assim fosse, democracia seria sinônimo de submissão.

Se a democracia é verdadeiramente o governo do povo pelo povo, esse povo não ficar entorpecido sob os tentáculos da lei. Ele é soberano e está acima de todas as regras, constitucionais ou não. Sendo soberano, tem o poder de mandar embora quem o enganou e o engana, com discursos que só desconjugam verbos sem sujeito, enrolados numa linguagem de papgaio.

O governante eleito não é dono do Estado, nem do cargo que ocupa. Ele é simplesmente um mandatário. E, como qualquer mandatário, pode ser destituído. Se assim não for, podem dar qualquer outro nome ao regime de governo que se faz passar por democrático, como acontece atualmente no Brasil. A menos que, sendo completamente idiota, o povo se contente com o inventário do absurdo, praticado pelo Executivo, pelo Legislativo e pelo Judiciário: um, trocando apoio por cargos, outro, aplicando tabefes, cabeçadas, xingamentos e vinho na cara, e o último se metendo a legislador.


Nenhum comentário: