quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

Como Juiz de Direito, por trinta anos, tive que julgar no crime e no cível ( interdição, ausência, etc..) muitos doentes mentais. Não estava preparado, lógico, matéria que precisa alto estudo e profundo conhecimento, mas com a lei na mão, tanto no crime, quanto no cível e após fundados láudos forenses dos notáveis psiquiatras forenses, do Manicômio Judicial Maurício Cardoso, ao lado do Hospital Sao Pedro, na Av. Bento Gonçalves, onde se recolhem até hoje os que são dados por doentes mentais e cometem crimes. O Juiz, então, não condena. Absolve sumariamente,não aplica pena, mas aplica o que é pior, Medida de Segurança Detentiva, e o delituoso doente mental, fica recolhido no Manicômio pelo resto da vida, pois, é muito difícil que os psiquiatras forenses forneçam laudo psiquiátrico favorável e afirmando após detido e cuidados estudo do paciente legal, que ele não apresenta mais perigo para si  ( se matar) ou para terceiro, cometer outros delitos, agredir, ferir e matar, etc..etc...Eu acho isto e aquele Instituto Forense Mauricio Cardoso, um último degrau da escala humana. Fazer o quê?....

Vamos em frente, pois, continuam acontecendo todos os dias cada vez crimes mais violentos, perversos, de toda a sorte e origem e estes criminosos malucos devem merecer uma reprimenda e uma tentativa de cura. A violência nossa de todos os dias, é impressionante. Basta ver, que hoje de noite, para amanhecer domingo, todas as delegacias de policia estão cheias de presos, no xadrez imundo, nos fundos,  lotado de gente, pois o Dr Juiz da Vara de Execuções Criminais, interditou o Presidio Central,  ( e fez certo)    superlotado de presos e deteriorado.

Então, agora eu procuro ler no saite do psiquiatra Dr Nélio Tombini  o que ele escreve sobre doenças mentais -   - www.psicobreve.com.br - ele um especialista de escol usa linguagem comum para enfrentar o grave problema que afeta nossa população, nesta quadra da vida.

Nério "dei Mondadori" Letti



Nenhum comentário: