quarta-feira, 23 de dezembro de 2015


O NÉRIO SABE DAS COISAS

Meu colega de Col. Anchieta, de 1950 ( 5° ano primário para o exame de admissão ao ginásio), todo o ginásio, 4 anos e depois, eu cursei os tres anos do Curso Clássico, pois ia fazer vestibular para o Direito e o "alemão"  Adams, da rua Carazinho, de Petrópolis, craque do Bagé, e foi com o Cruzeiro para a Europa, com o Foguinho ( Osvaldo Rolla) de técnico - seguia Arquitetura, e por isso fez o Curso Cientifico, até 1957. Mas somos amigos até hoje e nos trocamos emeils diariamente. O arquiteto Rubem Adams entre outros prédios que construiu ( o primeiro grande Super Mercado o chamado Ipirangão do Zaffari, na Av. Ipiranga, o projeto é dele e revolucionou conceitos de marketing, de vendas, de super=-mercado - foi um acontecimento - a lancheria no primeiro andar serviu para notáveis reuniões sociais da elite de P. Alegre e era o refinado ponto de encontro da época, e tc....lógico  - outros tempos.  Construiu e administra um paraíso em Canela,  A Estalagem da Suzana - Bem aí, no centro, na direção do Caracol. Podem chegar que é bom e barato.

Na Estrada do Caracol, no Condomínio Pinheiro II, à direita de quem vai para a cascata famosa - reside na rua Guilherme Oscar Bauer, 198, minha nora, Andréia Gomes Letti e meu quinto neto, Vincenzo Gomes Letti -  com cinco anos - e muitos cachorros, hoje fazendo divisa, nos fundos com o grande Parque do Floribal. Meu filho, Felipeí Oracio Eidt Letti - esposo da Andréia e pai do Vincenzo,  é uma das tantas vítimas inocentes da Varig, da Pioneira, que foi fechada. A Varig não faliu. E com ela se foi o Aerus, o plano suplementar de aposentadoria dos aeronautas  ( pessoal de cabine - pilotos, co-pilotos, comissários de bordo, etc..  e os  aeroviários ( pessoal de terra).

Os aviões, novos, velhos, etc.. foram devolvidos, com tristeza e amargor, instrumento de trabalho. A EVAER, do cmte. Rubem Bordini, fechou, a escola que formou geração de pilotos, eficientes, notáveis.  e o funcionários foram atirados ao mar, como atiravam os imigrantes, nossos antepassados, que vieram da Europa, quando morriam na longa viagem de vapor em alto mar, eram jogados ao mar, após rápida solenidade de despedida. Foi o que aconteceu com o pessoal da Varig, de forma totalmente desumana e sem amparo legal.  Tragédia total.

Hoje o Felipe, cmte. de Boeing, 737-300, voa em Shenzen, na China, ao lado de Hong Kong, lá do outro lado do mundo. Até parece mentira que meu filho caçúla nascido em Sobradinho, quando eu era Juiz naquela Comarca, depois de 12 anos de Varig, saiu da Pioneira e até hoje não recebeu um tostão de indenização trabalhista e nada do AERUS que esfarelou com a VARIG. Triste, vamos convir, para um pai e avô. Mas, tudo bem. Estamos no Brasil.....onde tudo se promete e nada se cumpre.

Nério "dei Mondadori" Letti






Um comentário:

Nelson dos Santos disse...

Esse Nério era juiz de direito?
Quem escrevia suas sentenças?