terça-feira, 8 de março de 2016

EFEITOS DO PORRE DO PODER

João Eichbaum

Lula é capaz de dizer que, dos filhos de sua mãe, o único parido para não receber ordens foi ele. Obcecado pela glória, embriagado pelo poder, autossuficiente como um deus, ele dispensou todos os controles, distraindo os pobres com promessas de felicidade eterna, para calar as canções anônimas que o chamam de ladrão.

O ente que dispensa a compostura da civilização, como ele, não merece comentários. Mas não se pode abandonar no limbo da indiferença os efeitos colaterais dessa embriaguez do poder, que fazem chorar as galinhas e pegam até gente de toga.

Um portador de personalidade tipo Lula, que mostra orgulho em se assemelhar à  jararaca e manda a polícia enfiar no traseiro seus processos, jamais poderia vestir a toga de ministro do STF. Mas, um ministro do STF também jamais poderia deixar vazar, nos seus atos, os traços de uma personalidade despreparada para o cargo.

Verdade que ministro do STF qualquer um pode ser: basta ter padrinho político. Mas, os maus costumes, sejam quais forem, acabarão absorvidos pela suposta dignidade da toga. Salvo se...

Salvo se valores de outro porte, bichados, mas cozinhados nas borbulhas do ego, mexerem com as fraquezas do vivente.  Olhem só o que fez o ministro Marco Aurélio de Melo. Botando nos jornais um sorriso no qual mais aparece o deboche do que os dentes, ele criticou a ordem de Sérgio Moro, que mandara a polícia tirar o Lula da cama.

A Lei Orgânica da Magistratura Nacional veda aos magistrados a crítica a qualquer decisão do Poder Judiciário, salvo em trabalhos científicos. Mas o ministro se pôs acima e fora dela: não podia resistir ao aluvião de graças que a Dilma desviou para a família Melo, transformando a filhinha dele, da noite para o dia, em desembargadora federal.

Para chegar até a filha do ministro, a fofa da presidente passou sua caneta como um trator por cima de advogados respeitáveis. E Marco Aurélio, claro, não perde ocasião para agradecer. Coisas que só se explicam como efeitos colaterais da embriaguez de Lula pelo poder. Vá que as nádegas do metalúrgico voltem a se espalhar na cadeira presidencial...A filhinha do Marco Aurélio estará madura para o STF.


Nenhum comentário: