sexta-feira, 12 de setembro de 2008

COISAS DA VIDA

MILHÕES DE IDIOTAS E MEIA DÚZIA DE GÊNIOS

João Eichbaum

A grande prova de que a evolução é um processo que faz parte da própria natureza se pode constatar a olho nu, nos primatas humanos.
No dia 10 último – um dia antes de mais um aniversário de uma das tantas atrocidades, movidas a idiotices, praticadas pelos ditos primatas humanos, a matança de 11 de setembro, nos Estados Unidos – estavam reunidos, na fronteira da França com a Suíça, um grupo de cientistas, engajados na tarefa de reproduzir o Big Bang, que, segundo teoria dominante, seria o responsável pela eclosão do universo.
A técnica empregada pelos cientistas consistiu em provocar a colisão de prótons (núcleos de átomos de hidrogênio) através do aparelho chamado GHC – Great Hadrons Colisor. A idéia de colisão – leia-se explosão – correu pelo mundo inteiro e, evidentemente, desencadeou a reação dos idiotas, que compõem a imensa maioria da humanidade
Uns idiotas temiam o fim do mundo. Outros, em número menor, tidos como “intelectuais”, como o cronista da Zero Hora Luiz Fernando Veríssimo, por exemplo, se opunham contra a experiência científica, como afirma o próprio Veríssimo, na edição da Zero Hora do dia 11 de setembro: “que proveito, salvo para a vaidade de cientistas, trará descobrir o que pretendem? Quanto mais se sabe sobre o funcionamento do Universo, mais aumentam a perplexidade e a angústia por não se saber mais, por jamais se poder compreender tudo – pelo menos com este cérebro que mal compreende a si mesmo”.
O medo dos primeiros dispensa comentários. Burrice nunca foi terreno fértil para análises e considerações. Mas a opinião de “intelectuais” revela a pequenez de seu intelecto. A se pensar como Luiz Fernando Veríssimo, o homem não deveria ter saído da caverna. Deveria ter permanecido lá, aquecido pelo fogo – que foi produzido graças às suas experiências, que poderiam lhe ter causado, e certamente causaram, queimaduras, ou incendiar o universo, tomado de florestas e outros materiais comburentes – se deleitando com o sexo e matando animais que passavam pela frente da caverna, para fazer fartos banquetes – infelizmente sem cerveja, sem discussões sobre futebol e sem comentários sobre mulheres.
Eis a prova da evolução. Enquanto uns primatas humanos, avançadíssimos, marcados pela genialidade, pela inteligência superior, acreditam na própria inteligência, outros, a maioria absoluta, se consolam com a idéia de permanecer macacos pelo resto da vida, submetidos à vontade de uma divindade que eles mesmos inventaram e que os enche de medos e ameaças – de par com a promessa de um paraíso eterno. Mas esquecem que, graças à sua ânsia de curiosidade, os gênios inventaram, para a delicia dos idiotas, a TV, a Internet e o Viagra.

3 comentários:

Jerri Dias disse...

Olá João,

Aqui é o Jerri, estou passando só pra te deixar o meu link, basta clicar no meu nome/ícone pra ir ao meu blog.

Dei uma passada de olhos no post e gostei do que li, daqui há pouco volto para ler direito e comentar.

Abraço.

Jerri Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jerri Dias disse...

HÁ! Excelente crônica sobre a estupidez das pessoas e de certos intelectuais. Sabes, entre os meus 15 e 30 anos respeitei e admirei muito LFV, mas aí a gente amadurece um pouquinho e a ficção dele já não parece tão engraçada (assim como a minha tem seu próprio público-alvo) e as opiniões políticas e sua omissão em criticar o governo petista me desiludiram muito. Já essa afirmação dele sobre o GHC foi muito infeliz, apesar de feita ser benm escrita e irônica. Mas como tu o disseste, fosse por ele, viver abrigado numa caverna com um foguinho já estava mais do que bom.

Acompanhei com muita felicidade a construção do Acelerador de Partículas e na verdade, o experimento da colisão só será realizado no meio do ano que vem, quando eles tiverem certeza que poderão recolher todos os dados, por enquanto só haverá testes.
Li uma entrevista com um dos cientistas envolvidos e ele espera, se tudo correr bem e der certo, que em até 3 anos eles terão grandes novidades.
Quanto aos buracos negros que a mídia alardeou e até causaram o suícidio de uma menina indiana de 16 anos, ele disse que eles podem ser criados em teoria, mas que se acontecerem, serão do mesmo tamanho do Big Bang que eles criarão, ou seja, do tamanho de um átomo e que terá uma vida de cerca de 1 segundo. Certamente srá o fim do mundo... para alguns outros átomos!
Como você, também estou cansado dessas ilusões que o homem cria ao seu redor o tempo todo. Apesar de nós mesmos estarmos presos, sempre ajuda ver os fios que nos manipulam.

Grande abraço.

PS - Lá no meu blog, como disse, tem diversas coisas que podem não te interessar (ex. colunas da capricho), mas tem diversas outras que acho que gostaria de ouvir sua opinião sincera, principalmente em relação aos meus curtas. Critique a vontade, sem tapinhas nas costas, pois ninguém melhora só ouvindo elogio.