quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

E QUEM ATIRA A PRIMEIRA PEDRA?
João Eichbaum 

Todo mundo viu: o Lula chorou. As lágrimas lhe molharam a barba e ele, com a mão mesmo, limpou o ranho que se misturava às lágrimas. E esse choro e esse ranho todo foi porque o Brasil havia alcançado a glória insofismável de servir como sede da copa do mundo em 2014. Naquela noite os deslumbrados foram dormir, sonhando com a Copa globalizante, sem se darem conta de que, enquanto rolavam barba abaixo, as lágrimas do Lula entregavam o Brasil para a FIFA.
E por ordem dela, o Congresso baixou as calças e já foi dando o que ela queria, revogando a lei que proibia bebida alcoólica nos jogos de futebol. Para gáudio de todos os meus irmãos de copa e de copo, claro. E por ordem dela, FIFA, mas por nossa conta, foi enfiado muito dinheiro  no PAC da Dilma, a Dilma ganhou as eleições, fez  a "casa" de alguns e a "vida" dos senhores das empreiteiras, que financiam eleições. Retroescavadeiras, buracos, guindastes, roncos de britadeiras e de caminhões de concreto deram  tesão ao PIB, com a farra da Copa.
Mas a vida ensina que alegria não dura em casa de pobre. Afinal, todo mundo sai do útero, mas acaba entrando na cova. Sem apelação, a paixão deságua no tédio, o tédio deságua na raiva, a ereção termina em “não dá”.
As lágrimas do Lula não mereceram melhor sorte. O PIB broxou, o dinheiro  sumiu, as obras atrasaram e deu até gente morrendo esmagada debaixo delas.
Aí o povo se deu conta de que a Copa não salva da alma de ninguém, e já começaram  resmungos, que logo se tornaram berros contra a FIFA e sua Copa. Agora, a situação está assim: enquanto o povo, que não quer Copa, fica em casa, vendo novela, uma meia dúzia, que tem sempre a confusão como causa, vai para a rua gritar contra FIFA, fazer quebra-quebra e apanhar da polícia.
Ah, mas tem gente que quer a Copa, sim. O prefeito de Porto Alegre, por exemplo, está fazendo qualquer negócio e seja com quem for, para ter a Copa na capital. Os deputados estaduais, que provavelmente choraram com o Lula, também querem Copa e vão isentar de impostos as empresas que satisfizerem os caprichos da FIFA, com obras temporárias. Azar do funcionalismo se atrasar o pagamento...
E elas, claro, elas também querem a Copa da Fifa! Elas, que têm safras garantidas, no salão do Automóvel, na Fórmula 1, na Exposição de Esteio, não podem perder essa, na Copa do Mundo. E, dando exemplo de dedicação e abnegação na busca da Qualidade Total, já estão estudando inglês e aprendendo as palavras-chaves, de importância fundamental no seu tipo de negócio: “up for it”, “arse”, “gentleman sausage”, “put your dobber into my Fanny”, “bog roll”, “pants, tongue, thigs, grunt”, E principalmente essa: "in my ass, yeah, but I charge plus!"
Sim, falo das profissionais do sexo, que querem levar o bom nome do Brasil mundo afora. Como já o fez Pero Vaz de Caminha, nos idos  de 1500, atraindo os ancestrais do Sarney, do Calheiros, do Collor, etc.
Ah, e antes que me esqueça, o vice-governador, que é de Pelotas, também quer a Copa da FIFA.


Nenhum comentário: