segunda-feira, 25 de agosto de 2014

IDOLATRIA PARA UM DITADOR

João Eichbaum

Getúlio Vargas foi um ditador demagogo. Pior do que isso: foi quem fundou a demagogia no Brasil.
Em 1930, sendo candidatos à Presidência da República ele e Júlio Prestes, apenas 5% da população brasileira estava apta a votar. Foi eleito Prestes, mas não assumiu. Getúlio Vargas liderou uma revolução que impediu a posse do presidente eleito.
Foi assim que Getúlio Vargas assumiu o poder, matando com armas a democracia, ao impedir, com golpe revolucionário, a posse do eleito.
No poder, Vargas se tornou ditador, impondo sua vontade e fazendo calar seus adversários. Mandou prender muitos deles e a outros os obrigou ao exílio. Exerceu uma ditadura férrea durante quinze anos, pintou e bordou, mas sempre com um discurso a favor dos pobres.
Filho de fazendeiro rico, Getúlio nunca soube o que era batente para poder sobreviver, mas falava com os pobres trabalhadores como se fosse um deles: pura demagogia.
Desgastado politicamente, teve que deixar o poder, sob pressão e foi viver na fazenda herdada, em São Borja, só tomando mate e vendo as vacas parir,  sem precisar trabalhar.
Cinco anos depois, disputou nova eleição, e dessa vez venceu um dos homens mais dignos que o Brasil conheceu, o brigadeiro Eduardo Gomes. Mas Vargas não tinha aprendido a conviver com a democracia e seu governo foi águas abaixo. Não tendo competência para governar num regime democrático, sua saída foi procurar a morte: suicidou-se.
Agora veio a público a notícia de que o pijama que ele usava na noite em que, fugindo das lutas da vida, se acovardou nos braços da morte, estará exposto à visitação pública no Museu da República, no Rio de Janeiro, assim como a arma utilizada pelo ditador demagogo para dar  um fim à sua carcaça.
A política que hoje comanda o Brasil tem origem nessa história que envergonha os verdadeiros democratas. E na contramão da vergonha na cara estão querendo impor a idolatria daquele ditador, mostrando seu pijama de seda manchado de sangue.
Quando é que os pobres irão  vestir um pijama de seda?



Nenhum comentário: