quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A JUIZA NO PAREDÃO
João Eichbaum

No decorrer da semana passada, a Justiça brasileira se sentiu ofendida porque se alardeava nos noticiários que uma juíza gaúcha, chamada Franciele, participaria daquele programa transmitido do fundo do poço da vergonha e da cultura nacional, o tal de Big Brother Brasil.

Até quem não assiste ao tal programa sabe que o ser humano exposto naquela vitrine não é senão o “pithecanthropus erectus” autêntico: um animal atrelado a desejos, e manietado pelo egoísmo. E entre todos os desejos o que mais se sobressai é o da concupiscência, e de tal forma como se de outra coisa não precisassem os humanos a não ser o sexo.

É claro que não ficaria bem para o Poder Judiciário ter uma representante nesse grupo em que o ser humano vive o pior dos papéis: o da mais indômita animalidade, movida pelo egoísmo irracional.

Então o Judiciário se apressou em esclarecer que a Franciela não é puta, ops, não é juíza coisa nenhuma, mas “conciliadora” do juizado de pequenas causas de Porto Alegre.

Só se deixou enganar pelo “esclarecimento” quem não conhece o Poder Judiciário. O papel da “conciliadora” é ouvir as partes, propor acordo, colher as provas e exarar um “parecer” sobre a contenda, apontando qual das partes tem razão. Esse “parecer” é enviado a um Juiz de Direito, que outra coisa não faz senão acolhê-lo ou homologá-lo. Então a verdadeira juíza, a juíza de fato, nesses casos, é a “conciliadora”.

A “conciliadora” Franciele, levada ao “paredão”, foi excluída do programa, por ser, segundo seus companheiros, “manipuladora, falsa e perigosa”. Então, as perguntas que explodem na boca dos contribuintes gaúchos não podem ser outras: ao mandar “de bandeja” para o juiz seu estudo conclusivo sobre a demanda, será que Franciele se despia das “qualidades” acima enumeradas? De que critérios se valem os membros do Judiciário para escolher os “conciliadores”?

Pergunta pessoal deste escriba: do amálgama das irresponsabilidades sobra algum Poder confiável nesta República?







Nenhum comentário: