sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

Minha avó paterna, Hildegonda Biasuz Letti, para nós " a nona Gonda" que teve na Casa da Praça Garibaldi, 80, em Antonio Prado, durante muitos anos, o Café Itália, onde servia desde café da manhã, almoço e janta e também, na sala dos fundos, tinha três mesas, na sala imediata, ao salão da frente, onde se jogava cartas, pois o jogo era permitido e os ricos fazendeiros de Vacaria, vinham para Antonio Prado, jogar cartas a dinheiro e minha avô ganhou dinheiro com a "coima ou cacife" de cada rodada de  jogo. Eis que minha avó ficou viúva com 41 anos, em 1932, pois meu avô, Riccieri Marchesi Letti, faleceu em julho de 1932, e ele tinha uma ótima selaria, no atual Bazar Chini e ganhava dinheiro. Mas ficou doente durante dois anos. Gastaram tudo. Então minha avó abriu o Café Itália, na casa hoje tombada e conservada e que pode ser visitada. Pois bem, neste Café Itália, minha avó, sempre contava e afirmava que mais de uma vez, quando vinham para Antonio Prado se abastecer, serviu o almoço, normalmente bucho com pão e vinho, para os pais de Maria della Costa e vinha junto, sempre uma jovem, alta, bonita e que chamava a atenção. Depois, que o tempo passou e que dita jovem passou a ser a Maria Della Costa, minha avó sempre contava este fato. Muitos não acreditavam, mas, posso afirmar como  neto, que é verdade e normal. Não é um fato extraordinário. Pelo contrário, é um fato comum, para a época, pois minha avó, Hildegonda Biasuz Letti, abriu o Café Itália, nos idos de 1929, quando Maria della Costa era jovem e várias vezes almoçou no Café Italia junto com seu pais. Era comum o pessoal da região do rio das Antas vir se abastecer em Antonio Prado, pois, Antonio Prado, era mais desenvolvida, maior, com tudo, já era uma cidade feita, do que Flores da Cunha.

Hoje, sim, Flores da Cunha, cresceu, ficou maior do que minha terra Antonio Prado. Mas aí o tempo passou e são "outros quinhentos".

Lógico que Flores da Cunha deve  uma grande homenagem a Maria della Costa e também Antonio Prado, dado sua importância para a cultura e o teatro do Brasil. Vamos ver as duas comunidades se unirem para prestar a merecida  e imorredoura homenagem.

Nério “dei Mondadori” Letti.




Nenhum comentário: