quinta-feira, 30 de julho de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS
As carreiras de cancha reta eram o único divertimento da peonada das estâncias da Vacaria e do planalto que chamam de " campos de cima da serra".
E assim ocorreu o fenômeno pacífico, fraterno, generoso, da "agauchisação" do colono italiano, que sonhou em comprar um pedaço grande de campo, criar gado e se tornar rico. E os jovens casavam, normalmente, pois a moça italiana, bem furnida, adorou namorar e casar com o filho do estancieiro vacariano o chamado " camponês" e o rapaz da Vacaria, logo se apaixonou pela jovem italiana. A cruza foi grande e ao natural. A música nativista dos Irmãos Bertussi, da Criúva, distrito de Caxias do Sul ( antigo Campo dos Bugres) mostra bem este fenômeno da integração entre o italiano que chegou e respeitou a posse a e propriedade do português que já ocupava as grandes fazendas da Vacaria. . Daí o nome do CTG de Antonio Prado, significativo -  de  " Cancela do Imigrante". 
O Nico Fagundes - que nos deixou, faz pouco, sempre estudava e falava sobre a importância dos Irmãos, Oneide e Adelar Bertussi, para integração do colono italiano e do fazendeiro dos "campos de cima da serra". Com sua música e canções cantando a saga do imigrante italiano, principalmente, na figura do tropeiro e mais tarde, quando surgiram as primeiras estradas vicinais carroçáveis,  do carreteiro
Assim como a imigração alemã, deu certo, a partir de 25 de julho de  1824, na Feitoria do Linho Cânhamo, São Leopoldo, na beira dos rios navegáveis ( e que hoje estão cheios novamente, como todos os anos, nas enchentes periódicas e até trágicas) , da mesma forma, a vinda dos italianos, em 20 de maio de 1875, para Nova Milano, navegando até o Porto dos Guimarães, no centro do Caí e daí foram a pé até as colônias medidas e com o ´titulo de posse e propriedade, que o Império lhes deu, prosperaram, após a medição dos notáveis agrimensores ( todos com os nomes consagrados em localidades) . Alguns italianos, conforme a zona dos lotes rurais destinados para a familia, desceram, no próspero Porto das Larangeiras, em Montenegro. Meus avós, que desceram no Caí, sempre falavam bem e com emoção, da ajuda, da colobaração e da amizade que receberam dos alemães, que já estavam no RGS fazia mais de 50 anos.

Nério “dei Mondadori” Letti

Nenhum comentário: