sexta-feira, 31 de julho de 2015

A MANADA DA HUMANIDADE E SUAS ÉGUAS MADRINHAS

João Eichbaum

Uma manada, seja de que animais for, fica desorientada, perde o rumo, se não tiver guia. A constatação foi feita por algum dos nossos ancestrais, muito antes de inventarem as enrolações filosóficas para boi dormir. O grupo dos macacos homens começou a crescer, a tendência era cada um seguir o próprio bestunto e então foi preciso botar ordem nas coisas. Aí surgiu a figura do líder.

A liderança natural, que emerge em qualquer grupo de animais, é uma coisa. A liderança pensada e assumida é outra. Nela sempre vêm  embutidas as tais de segundas ou terceiras intenções. E assim, desse tipo de intenções nasceu o “sangue azul”. Algum líder mais espertinho, para gozar de privilégios, inventou a linhagem real.

Outros conquistaram suas lideranças abaixo de porradas. Guerras, escravidão de vencidos, mão grande em cima da mulher do próximo, qualquer tipo de violência servia de instrumento para que alguém se mantivesse no poder.

Até que, na Grécia, – logo na Grécia! - inventaram a tal de democracia: nada de sangue azul, nem de porrada. Cabia à manada a escolha do respectivo líder. E aí, não deu outra: chegou a vez dos estelionatários, daqueles brindados pela natureza com a capacidade de enganar.

É a espécie que mais cresce, como cresce a erva daninha, a dos estelionatários políticos. Em nome da democracia, que eles exaltam, e enchem a boca para dizer que é o melhor sistema de governo, porque “emana do povo”, criam-se privilégios e instrumentos de enriquecimento pessoal. Governadores e presidentes têm pensão vitalícia, segurança por conta dos cofres públicos e mordomias outras a que mortal nenhum tem direito.

Em nome da democracia se separa o povo das autoridades, proíbe-se isso e aquilo, quem manda tem “auxílio-moradia”, foro privilegiado, residência oficial, motorista, passaporte diplomático, diárias e ajuda de custo para viagens, farras e fornicações internacionais, implante de dente e de cabelo, pensão para amantes, cartões de crédito corporativos, tudo bancado pela manada. Conclusão: no “melhor sistema de governo” só não se phode quem está no Poder, ou ligado a ele. Como em qualquer ditadura.


Nenhum comentário: