sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ANJOS SEM NOÇÃO

João Eichbaum

Vi no “Facebook” um vídeo que apresenta uma menina loira, fofinha, cantando a Ave Maria de Schubert. Uma gracinha a menina: uma cascata de sol nos cabelos e uma voz de soprano de tirar a respiração. Na postagem se lia uma frase atribuída ao papa Francisco: “até os anjos param para ouvir essa criança cantar.”

A frase me remeteu para outra postagem, essa, exibida pela Sociedade dos Ateus: uma criança negra, esquálida, os ossos se salientando sobre pele mirrada, pedindo a Deus que lhe matasse a fome. Abaixo, uma fotografia do Neymar, com os braços levantados, agradecendo a Deus, pelo gol que acabara de fazer. Ao lado, uma fotografia de Jesus Cristo respondendo para a criança faminta: desculpa, agora não posso te atender, que estou ocupado com o Neymar...

Então é assim: é por isso que crianças da Síria e de outros países miseráveis, fugindo para a Europa em busca da vida, acabam encontrando a morte, trancadas como carga clandestina, despejadas no mar ou sendo levadas até o fundo dele, presas nos fétidos porões dos navios.

Enquanto isso, enlevados com a voz de lindas crianças loiras que saúdam a Virgem Maria, os anjos esquecem os miseráveis. E Jesus Cristo, atendendo não só ao Neymar, mas a todos os boleiros, juízes e bandeirinhas que erguem as mãos para o céu e fazem o sinal da cruz, não tem tempo para coisas miúdas. Ele está com os olhos voltados para as multidões: os estádios futebol, as procissões, a praça São Pedro, as basílicas, os palcos onde desfilam padres cantores.


No fundo, no fundo, sempre se realiza aquilo que diz um ditado popular: o diabo  caga  sempre em cima do monte maior. Só Jesus Cristo e seus anjos não se dão conta disso.

Nenhum comentário: