sexta-feira, 4 de setembro de 2015

OS MISERÁVEIS

João Eichbaum

Deus nenhum entregaria oprimidos e inocentes à própria sorte, permitindo, ao mesmo tempo, o exercício desenfreado da maldade humana. Partindo desse princípio, quem conhece os homens, não acredita em deuses. Como o número de ateus é insignificante no planeta terra, forçosa se torna a conclusão de que a maioria absoluta da humanidade não conhece os homens.

A maioria não os conhece porque é formada por ignorantes e tolos, gente que não enxerga um palmo diante do nariz e não consegue desenvolver raciocínios primários. Estão mais próximos dos ancestrais do que dos atuais primatas humanos.

Os outros crentes são: os ingênuos, que acreditam em tudo; os pusilânimes, que não se livraram da lavagem cerebral recebida na infância, e, pelo sim, pelo não, acreditam em Deus e no Diabo; ou os simplesmente acomodados, tipo “assim ta bom, deixa como está”.

Quem conhece os homens e dispensa Deus (admitamos esse nome de fantasia) atribui à animalidade incontida do ser humano o sofrimento e o destino infeliz de inocentes criaturas que, fugindo da guerra, da fome, da perseguição às suas crenças, em busca da vida, encontram a morte no caminho dessa fuga, ou são rejeitados pelos poderosos, quando pedem asilo. Falo, evidentemente, dos miseráveis fugitivos da Síria, que buscam refúgio, mas morrem na praia, na Europa.

E quem acredita em “Deus”, que explicação nos dá? Que esse Deus está ocupado com os jogadores de futebol, que lhe agradecem os gols? Com os donos de Igrejas, que se dizem seus representantes, e levam uma boa vida? Com aquele crente que foi curado de câncer? Com aquele outro que conseguiu um emprego? Ou, simplesmente - para cair fora e não ter que dar explicação - que a “vontade divina” é inescrutável?

Os ateus, em todo caso, não conseguem harmonizar tanta maldade, consentida para muitos, e tanta bondade, distribuída para poucos, com o conceito de um “Deus onipotente, bom, justo e misericordioso”. Das duas, uma: ou a filosofia, ou a matemática estão erradas.



Nenhum comentário: