sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CÍRCULO VICIOSO
João Eichbaum

É difícil dizer o que é maior, neste país: a ignorância, a cretinice ou a incompetência? Mas, vamos tentar. O que manda, mesmo, no país, a fonte de todas as desgraças, é a ignorância. Quem elege os políticos são os ignorantes. A imensa maioria do povo brasileiro é composta por ignorantes. Essa maioria já elegeu o Jango, o Collor, o Lula e agora a Dilma.

Então, a fonte de nossas desgraças políticas está na ignorância. O povinho que não sabe fazer outra coisa senão ficar de olhos grudados na Globo é quem escolhe os governantes.

Depois, vem a cretinice. A ignorância elege os pulhas, os que não têm pudor, os que não sabem o que é nobreza de espírito, fidalguia e ética, os que vendem a alma para o diabo, os que fazem qualquer coisa para se manter no poder. E a ignorância gosta deles. Gosta porque os vê na tela da Globo e fica feliz quando eles comparecem nas festas e inaugurações e lhes estendem as mãos, lhes dão abraços, pegam criancinhas no colo.

Esses mesmos pulhas, que se mantêm na política graças aos ignorantes, são expertos o suficiente, para escolherem seus companheiros de chapa e de partido, aqueles que servem para engordar os votos das legendas: são os ídolos do povo, os jogadores de futebol, o pessoal do rádio e da TV. É dessa turma de incompetentes na coisa pública que se servem os cretinos, para garantir a próxima e as próximas eleições


Essa é a receita usada para levar o país à quebradeira. Mas, não tem problema. O país nunca vai quebrar, embora tenha chegado à beira do abismo, porque os ignorantes garantem a parada. Para evitar a falência do Estado, os estelionatários, que se sustentam e enriquecem com o dinheiro do contribuinte, encontram logo a solução: a criação de novos impostos ou o aumento dos já existentes. E fazem isso, porque sabem: serão reeleitos exatamente por aqueles que não pagam imposto, os ignorantes.

Nenhum comentário: