quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

Lembro, no contraste entre os países ricos, produtores de petróleo, e a tragédia da migração, a pé, em plena Europa culta, antiga e desenvolvida, multidões de fugitivos das guerras civís de seus países, inclusive da Africa. Parece que na Europa a maioria que caminha atravessando países, em busca de segurança e fugindo da morte, são na maioria sírios, frutos da sangrenta guerra civil que se trava naquele histórico país, cujo  território é áspero e quase um deserto. Inacreditável o que se vê pela imprensa aquelas multidões caminhando, sem rumo, pelos países da Europa, em busca de um lugar seguro, para morar, fixar residência, conseguir emprego, salário e sustento, para iniciar uma nova vida.
Vem à memória, lógico, a saga dos imigrantes italianos que sairam do Norte da Itália, pobre, abandonado, e vieram para o Brasil, em busca da riqueza e do trabalho, a partir de 1875, mais ou menos.
Onde se incluem meus antepassados e que foram para Antonio Prado, naquele tempo, chamado de " El Paese Novo" pois Antonio Prado foi a última colônia aberta pelo Império Brasileiro, para receber imigrantes do norte da Itália, ofertando a cada família que chegava, uma colônia de terra, de 25 hectares, e garantiu a posse e a propriedade tranquila do pedaço de terra, onde as famílias que chegavam iam sendo assentada, pacificamente e construíram o progresso de tantas cidades. O Vale dos Vinhedos, hoje, em Bento Gonçalves, é um exemplo do  trabalho e do progresso e do amor á terra. Como as demais cidades onde se destaca, lógico, Caxias do Sul.
Dos meus antepassados  - Os Letti, ( paternos)   vieram de São Benedetto Pó, Mântova, Lombardia, em 1878 - três anos após a chegada dos primeiros imigrantes italianos, em Nova Milano, Farroupilha, em 30 de maio de 1875, o dia da Etnia Italiana.
 Os Mondadori (maternos)  - vieram de São Giórgio di Mântova, Lombardia, em 1888 - dez anos depois dos Letti
Eu tenho a cidadania italiana, pelo lado dos Letti, que passei para meus tres filhos e para meus cinco netos.

Nério "dos Mondadori" Letti

Nenhum comentário: