quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS

Eu tenho muitas histórias de menores delinquentes, inclusive índios, defendidos pela FUNAI, que não queria que o Juiz julgasse, pois, eram protegidos pela Constituição Federal, e não podiam ser julgados pelo Juiz de Direito da Comarca e, sim, pelo seu Cacique da tribo, conforme suas leis e costumes. Eu interrogava o índio ou índios, (ditos pelo povo do interior de "bugres") e logo se via e formava convicção, que já era aculturado, tinha assimilado a cultura, tinha frequentado a escola primária, não era o índio, romântico, do José de Alencar em seus romances ou do tempo da descoberta do Brasil, que entre outros, comeram o Bispo Sardinha. Carne branca vinda Europa, era um ótimo petisco, gostavam de comer carne humana. E, em regra  o nosso índio, do interior, do RGS. não comete delitos, mas quando pratica delitos, em regra, são graves, de alta lesividade e de impacto, pois, também, em regra, cometem crimes após beber muita cachaça. Indio adora cachaça e não gosta de trabalhar. Sem racismo e fanatismo. Vejam uma aldeia indígena. Vejam um toldo indígena, dos muitos que têm pelo interior.  Uma pena. Não plantam. Não criam gado. Não se submetem ao trabalho na colônia. Apanham o saco, nas costas e saem a caminhar, em busca de caça, pesca e frutas silvestres e não sabem conservar a floresta. Pelo contrário, exploram e não sabem renovar.
As duas últimas invasões ocorridas, faz pouco no RGS. provam o fato   1) a da floresta nacional de Pinheiros em Canela, Os índios vieram de Nonoai, sob a desculpa que em Nonoai   "não há mais natureza" e invadiram o paraíso que é a conservação da Mata Atlântica e da Araucária Agustigófila. Esperem uns cinco anos para ver como vair ficar aquele paraíso, que eu conheço. Tenho um filho que mora em Canela.2) a invasão dos índios caigangues na reserva do Lami, aqui do lado de P. Alegre. Uma pena. Vão destruir tudo. 
O problema é sério. Profundo. Não é para amadores. Mas, o que estava dizendo que o índio quando comete o delito não tem mais o direito de ser julgado pelo seu cacique, conforme seus costumes, como quer a FUNAI. E a FUNAI, vem no processo e insiste que o índio não pode ser julgado pelo Juiz de Direito da Comarca. Os índios atualmente no RGS sabem bem o que estão fazendo quando invadem, depredam, matam ou cometem outros delitos. Já estão aculturados como dizem pela cultura dos brancos......
Sob a lógica da FUNAI, chegaríamos ao absurdo, que pode ser verdadeiro, de que toda a terra do Brasil pertence aos índios, pois, quando Cabral chegou e descobriu o Brasil, nossa terra, estava cheia de índios e que ninguém sabe ao certo, de onde vieram. Verdade é que estavam aqui. Uns dizem que vieram da Polinésia, dado seu tipo físico, passando pelo estreito gelado de Bhering, bem no Polo Norte. Mas isso já outra, ou a própria, história.


Nério "dei Mondadori" Letti. 

Nenhum comentário: