quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O NÉRIO SABE DAS COISAS
 A minha avó, Nona Vitalina, que nasceu e se criou ao lado e na margem esquerda do caudaloso Rio Pó (fiume più grando di Itália) o Rio maior da Itália, nas enchentes devastadores, quando chovia e degelava os Alpes, levava tudo por diante e acabava com o que tinham.  Era um flagelo total.
Ela sempre dizia - nunca morem na beira do rio, na curava do rio, que um dia o rio bem buscar o que é seu. Lógico, a bacia do Rio Guaiba é formada pelos rios, graças a Deus, que ainda têm água, abundante e nós não sabemos conservar esta água para quando faltar e vier o tempo da seca e das vacas magras - e vamos pagar caro por isso -  Gravataí, Sinos, Caí, Taquari e Jacui, enchem, e o Guaíba enche e periga invadir P. Alegre como fez em maio de 1941, na grande enchente de São Miguel, até hoje lembrada pelo Muro da Mauá. 
A rua da Praia ficou um metro de água. Desastre total. Daí o medo e  o pavor de minha avó nona Vitalina posto que o Parque de Exposições da Expointer, nas útlimas chuvas, ficou tomado pelas águas e era um rio só. 
Portanto o Ruy Gessinger, deve estar atento pelas chuvas, pois, a água vem à noite, invade tudo, e pode levar seus bem produzidos produtos ovinos, sua paixão e que não tem preço para o dono. E como é gostosa comer uma costelinha de ovelha bem assada, sequinha. Uma delícia. Então comer com polenta é de dar água na boca.

Nério "dos Mondadori" Letti.



Nenhum comentário: