terça-feira, 3 de setembro de 2013

GETÚLIO VARGAS E lULA

GETÚLIO VARGAS e LULA
João Eichbaum

Getúlio Vargas e Lula têm perfis muito semelhantes: espertalhões, enganadores, falastrões e mentirosos.
A diferença entre eles é uma só, a cultura. Getúlio era bacharel em Direito. Lula nem chegou a completar o ensino fundamental.
Com sua esperteza, seus engodos e seus discursos mentirosos, Getúlio conquistou o povo e uma legião incomensurável de puxassacos. Chegou ao poder à força, se tornou ditador e depois voltou ao governo através do voto. Quando a democracia demonstrou que tinha mais força do que suas mentiras, ele não teve outra saída, porque só sabia fazer política, mentindo: se matou.
Lula teve mais sorte, seus engodos e discursos mentirosos sempre o levaram ao poder pelo voto, a ele e a seus bonecos de ventríloquo.
E para isso só há uma única razão: o povo é burro, idiota, ignorante, na proporção inversa da esperteza e da canalhice dos políticos. Olhem o tipo de políticos que temos: o Sarney, o Calheiros e toda a turma do norte e do nordeste, que vive à custa da miséria do povo de lá.
A política funciona mais ou menos assim: alguns há que seduzem pela esperteza, outros, não sendo espertos o suficiente para enganar, compram o eleitorado. É por isso que há dois típicos de políticos, os enganadores por natureza, e os enganadores pelo poder econômico.
Observem que o Brasil é dominado pelos políticos do norte e do nordeste, onde há mais miséria, mais geração de filhos e mais ignorância. Enquanto nos Estados do Sul se trabalha e se tem alguma consciência política, lá em cima há menos trabalho, menos consciência política e mais dependência econômica.
O problema é que o PT do nordestino Lula, com o poder, levou muito gaúchos, por exemplo, a se engajarem nesse tipo de política, a política que se aproveita da miséria, de um lado, para enriquecer de outro. E agora que ficaram ricos com dinheiro tirado dos cofres públicos, não largam o poder de jeito nenhum. Negociatas e trapaças são a base de sua manutenção no poder. Mas, para não desafinar dos discursos do chefe, fazem de conta que trabalham contra a miséria. E falam em democracia, mas importam médicos de países totalitários, na prova mais aguda de sua falsidade.
Essa foi a política criada por Getúlio e aproveitada por Lula: a política do engodo.

Mas, é disso que o povo gosta.

Nenhum comentário: