segunda-feira, 2 de setembro de 2013

FORAM LÁ, FAZER O QUÊ?
João Eichbaum

Um macaco só, pode ser divertido. Mas um monte de macacos reunidos, que me perdõem os irmãos símios, é um troço muito chato.
Quero dizer o seguinte: não gosto de multidão. Se a multidão está no norte, vou para o sul, se está no leste, vou para o oeste: sempre na contramão. Não vou a gre-nal, nem a fla-flu, muito menos a jogos do Corintians e da seleção brasileira. Não vou à romaria da Medianeira, nem à do Caravaggio, longe de mim Aparecida. Jamais iria deixar de ficar na cama com uma italiana, na manhã de domingo, para ir à praça São Pedro  ver o papa.
Isso posto, vocês podem concluir que não gosto da Expointer. Passo ali na frente, quase todos os dias. Não me custava descer do trem, pegar a passarela e me misturar com o povão. Mas, não faço isso, nem que me paguem.
A Expointer é uma área de negócios, não é verdade? Ali se vendem máquinas agrícolas, touros, vacas, bezerros, cavalos, éguas, carneiros, ovelhas e outros bichos do gênero.
Então, o que é que eu iria fazer na Expointer? Ver os caras levarem tombo do lombo dos cavalos? Contemplar o saco dos touros?
Eu, fora!
Quem souber, me responda: o que é que vão fazer lá os políticos? O Tarso Genro, o ministro da agricultura, a Ana Amélia Lemos, o presidente da Assembléia, que foi até de trem, para não perder a cerimônia, e outros tantos da mesma laia do Denadon, aquele que não foi cassado?
Que a Ana Amélia vá, eu até admito. Talvez ela goste, ou lhe faça bem, ver os touros e seus culhões enormes. Mas o resto?
Será que eles pensam em colher votos na Feira? Será que eles pensam que o povo vai lá para vê-los, para lhes bater palmas?
Que os organizadores da Expointer atraiam o povão com toda a espécie de divertimentos para idiotas, va lá. Eles precisam de dinheiro e o povão taí pra isso, pra financiar megalomanias. Não fosse o povão, não haveria catedrais, mesquitas, nem estádios de futebol. O povão banca tudo. Os espertos se valem do povão.
Ainda bem que, nessa última Expointer, os políticos se deram mal: a vaia correu solta pra cima dos discursos deles.
Mas, o mundo dos macacos é isso mesmo: pura macaquice, todo mundo fazendo papel de bobo. Inclusive eu, perdendo tempo com essas bobagens.


Nenhum comentário: