segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A REPÚBLICA DOS SAFADOS

João Eichbaum

Nunca foi tão descarada a imoralidade dos políticos brasileiros, como nos últimos tempos. Jamais se imaginou que a falta de caráter pudesse chegar onde chegou. Ninguém mais tem vergonha na cara. Político nenhum se esconde quando algum flash o surpreende, para fazê-lo aparecer nas manchetes, como um sujeito que não merece a mínima credibilidade.

Eles, os políticos, estão dando de ombros para quem lhes cobra vergonha na cara. O importante, para eles, é o proveito pessoal, o lucro, o poder, seja lá o que for que sirva como néctar da felicidade. O povo que se lixe, por ora. Nas próximas eleições ele já terá esquecido tudo, inclusive o número digitado para qualquer cargo eletivo no pleito anterior.

Democracia agora virou mercancia. Ao ver despencar o seu crédito perante a população, a Dilma não perdeu o sono. Se o perdeu, não foi por desespero, mas para fazer contas. Ela sabia com que bois estava lavrando. Conhecia muito bem os políticos brasileiros. Sabia como se safar, valendo-se deles, especialmente os do PMDB.

O PMDB é a cara do Sarney, a cara do Calheiros, a cara do Cunha, um extrato de safados.   Está na gênese desse agrupamento político a tendência para tirar proveito da coisa pública. A Dilma sabia disso. E resolveu seu problema da maneira mais simples: comprando adesões.

O prato de lentilha bíblico mudou de nome, com o passar dos tempos. E no Brasil emplacou com o nome de Ministério. Então, o que fez a Dilma? Não fez outra coisa, senão distribuir pratos de lentilha. Os pratos de lentilha valem milhões, e milhões compram votos. Alguns trocam a consciência por um prato de lentilhas. Outros só têm lucro, porque consciência não têm.

Essa é a democracia que se pratica no Brasil. Loucos são os que pregam a ditadura, os que clamam por um regime de dureza institucional. Político brasileiro nenhum abre mão da democracia porque, para eles, só para eles, os políticos brasileiros, ela é a melhor forma de governo: sendo safado, tá dentro.




Nenhum comentário: