segunda-feira, 19 de outubro de 2015



 UM ANJO ANDRAJOSO NA RUA

G. Della Quercia

Aquela mãozinha acenava e dizia: "tchau, tchau"..." Não fica triste... Fica feliz, fica feliz... Tchau, tchau... "
   Era comigo a história. 
   Estava ali, o autor, na soleira da porta. Idade? Meninos de rua não têm idade. Tem sonhos, talvez. Como toda criança. 
   Pequeno. Descalço. A roupa alojada como uma segunda pele, engomada pela sujeira. Encardida, mal cheirosa, como o corpo do menino. Um corpinho que não conhece o sabor de um chuveiro quente. O cheirinho de um sabonete. 
   Estava ali. Sentado na soleira. Brincando com um caminhãozinho quebrado. Tirado do lixo, com certeza. Parecia feliz, apesar de tudo. 
   Parei. Tive vontade de abraçá-lo. Acarinhá-lo. Senti vergonha da minha tristeza. E, o menino, com o brinquedo quebrado, dizia pra eu ser feliz. 
   Soprei - lhe um beijo com a mão e seus olhos brilharam. Suas mãozinhas fizeram festa. Seu sorriso duplicou. 
   E, Dona Dilma, fala em "golpe". 
   O sorriso desse menino foi molhado pelas minhas lágrimas, rua a fora. 
   E, "Dona Dilma", continua falando em "golpe". 
   Dizem que ela repete, usando a "mecânica quântica". Dizem haver referências ocultas em seus discursos. Poesia de Fernando Pessoa. Alguma coisa de Dostoievski, Kant, Georg Simme, Brian Greene, Teoria da Relatividade... 
   Mas o que não fica oculto é a miséria dessa criança, que me acenou, dizendo pra eu ser feliz... 
   Quem está dando o "golpe", Senhora Presidente?  Esse menino que pediu para eu ser feliz, com os pés descalços e um brinde quebrado? Esse menino que não sabe o que é um prato de comida decente, o que é ter uma cama para dormir, uma casa para morar? 
   Uma esquerda criminosa não precisa "pegar em armas". Basta roubar o sonho de uma criança. Basta roubar-lhe a Escola, o Saber. O direito a um livro para aprender...Basta continuar com o desgoverno e atirar nas entranhas de um abismo, um país que não é mais nosso. 
   Não sei se terá volta. 
   Mesmo com um menino, dizendo pra eu ser feliz... 




Nenhum comentário: